O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Perspectivas para a implementação dentro do ensino fundamental anos finais

THE USE OF TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING: Perspectives for Implementation in the Final Years of Elementary Education

Autores

  • Adriana Rodrigues de Aquino Araújo Autor
  • Diego Antônio Matos Machado Autor
  • Ana Carolina Aguiar da Silveira Autor
  • Milane Rebouças Monteiro Autor
  • Francisco Thiago da Silva Soares Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1365

Palavras-chave:

Tecnologias; Matemática; Ensino-aprendizagem; Inovação pedagógica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o uso das tecnologias no ensino da disciplina de Matemática, destacando suas principais perspectivas para o processo de implementação nos anos finais do ensino fundamental. A escolha do tema se justifica pela crescente presença das tecnologias na sociedade e pela necessidade de compreender como elas podem ser aplicadas de forma eficaz no ensino dessa disciplina, contribuindo para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, atrativo e significativo para os estudantes. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de diferentes autores que discutem o papel das tecnologias digitais no contexto escolar. Foram selecionados artigos, livros e documentos oficiais que abordam a integração dos recursos tecnológicos ao ensino da Matemática, bem como os desafios e possibilidades que acompanham esse processo. O trabalho se estrutura a partir de três objetivos específicos: explanar sobre o uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem; discutir como as tecnologias podem atuar como aliadas no ensino da disciplina de Matemática; e apontar os principais desafios encontrados na utilização dessas tecnologias dentro do contexto escolar. A abordagem adotada busca fornecer uma visão ampla e crítica sobre o tema, considerando tanto o potencial pedagógico das tecnologias quanto as limitações e obstáculos que precisam ser superados. Assim, este estudo contribui para ampliar o debate sobre práticas inovadoras e para a reflexão sobre políticas e estratégias capazes de fortalecer o uso consciente e eficaz das tecnologias na educação matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Rodrigues de Aquino Araújo

     - World University Ecumenical- EUA

  • Diego Antônio Matos Machado

     - World University Ecumenical- EUA

  • Ana Carolina Aguiar da Silveira

     Del Sol- PY

  • Milane Rebouças Monteiro

     - Christian Business School- EUA

  • Francisco Thiago da Silva Soares

     - Christian Business School- EUA

Referências

ALMEIDA, João Carlos. Desafios da implementação tecnológica em escolas públicas. São Paulo: Educ, 2018.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Rute; GADANIDIS, George. Tecnologias digitais e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2012. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.00014

MORAES, Carla; CAMPOS, Renata. Formação docente e uso das tecnologias: um desafio atual. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 35–47, 2020.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 23. ed. Campinas: Papirus, 2021.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1993.

SILVA, Antonio Barbosa da. Tecnologias digitais no ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 2020.

SILVA, Marcos. Infraestrutura tecnológica e inclusão digital nas escolas públicas brasileiras. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

SOUZA, Patrícia Rodrigues de. Educação e desigualdade digital no contexto da pandemia. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 1–18, 2021.

SOUZA, Patrícia Rodrigues de. Políticas públicas e uso da tecnologia na educação básica. Revista Educação em Foco, v. 12, n. 3, p. 67–82, 2020.

VALENTE, José Armando. Tecnologias na educação: o futuro é agora. Porto Alegre: Penso, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

ARAÚJO, Adriana Rodrigues de Aquino; MACHADO, Diego Antônio Matos; SILVEIRA, Ana Carolina Aguiar da; MONTEIRO, Milane Rebouças; SOARES, Francisco Thiago da Silva. O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Perspectivas para a implementação dentro do ensino fundamental anos finais: THE USE OF TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING: Perspectives for Implementation in the Final Years of Elementary Education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1365. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1365. Acesso em: 10 set. 2025.