O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Perspectivas para a implementação dentro do ensino fundamental anos finais
THE USE OF TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING: Perspectives for Implementation in the Final Years of Elementary Education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1365Palavras-chave:
Tecnologias; Matemática; Ensino-aprendizagem; Inovação pedagógica.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o uso das tecnologias no ensino da disciplina de Matemática, destacando suas principais perspectivas para o processo de implementação nos anos finais do ensino fundamental. A escolha do tema se justifica pela crescente presença das tecnologias na sociedade e pela necessidade de compreender como elas podem ser aplicadas de forma eficaz no ensino dessa disciplina, contribuindo para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, atrativo e significativo para os estudantes. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de diferentes autores que discutem o papel das tecnologias digitais no contexto escolar. Foram selecionados artigos, livros e documentos oficiais que abordam a integração dos recursos tecnológicos ao ensino da Matemática, bem como os desafios e possibilidades que acompanham esse processo. O trabalho se estrutura a partir de três objetivos específicos: explanar sobre o uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem; discutir como as tecnologias podem atuar como aliadas no ensino da disciplina de Matemática; e apontar os principais desafios encontrados na utilização dessas tecnologias dentro do contexto escolar. A abordagem adotada busca fornecer uma visão ampla e crítica sobre o tema, considerando tanto o potencial pedagógico das tecnologias quanto as limitações e obstáculos que precisam ser superados. Assim, este estudo contribui para ampliar o debate sobre práticas inovadoras e para a reflexão sobre políticas e estratégias capazes de fortalecer o uso consciente e eficaz das tecnologias na educação matemática.
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Referências
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