O impacto da pandemia (Covid-19) no ambiente escolar e a inserção familiar na vida do aluno na rede pública municipal brasileira
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1374Palavras-chave:
Pandemia COVID-19. Tecnologia Educacional. Modalidade de Educação. Família. Evasão Escolar.Resumo
O presente artigo tem como finalidade destacar as questões que fizeram parte do difícil e incomum processo vivido pelos alunos da rede pública de ensino, no âmbito educacional brasileiro, no decorrer do isolamento social estabelecido pela pandemia de COVID-19, que gerou mudanças bruscas e repentinas na fase de adaptação e inovação de gestores escolares, professores, alunos e pais que, submetidos ao desafio de superarem-se, lançaram-se à luta e atuaram bravamente como profissionais aguerridos em busca da vitória. Com o auxílio da pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, tendo a importante contribuição de André, Gomes, Gusmão, Marcolan e outros, constatou-se grande notabilidade e fortalecimento da parceria ativa e destacável entre família e escola, que resultou no bom andamento das atividades de ensino. O uso da tecnologia, representada por Tablets, Smartphone, computadores, internet, grupos de WhatsApp, além da evasão escolar gerada pela desigualdade social, foram abordados de forma a nortear o assunto em pauta, considerando as grandes transformações pelas quais passou a educação brasileira.
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