O impacto da pandemia (Covid-19) no ambiente escolar e a inserção familiar na vida do aluno na rede pública municipal brasileira

Autores

  • Ana Carla Lima Bezerra Vasconcelos Christian Business School- EUA Autor
  • Francisca Aldriane Mendes de Sousa Braga Christian Business School- EUA Autor
  • Idelma Maria Gomes de Paiva Christian Business School- EUA Autor
  • Rogério de Jesus Ramos Queiroz Christian Business School- EUA Autor
  • Valdriane Mendes Rodrigues Christian Business School- EUA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1374

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19. Tecnologia Educacional. Modalidade de Educação. Família. Evasão Escolar.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade destacar as questões que fizeram parte do difícil e incomum processo vivido pelos alunos da rede pública de ensino, no âmbito educacional brasileiro, no decorrer do isolamento social estabelecido pela pandemia de COVID-19, que gerou mudanças bruscas e repentinas na fase de adaptação e inovação de gestores escolares, professores, alunos e pais que, submetidos ao desafio de superarem-se, lançaram-se à luta e atuaram bravamente como profissionais aguerridos em busca da vitória. Com o auxílio da pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, tendo a importante contribuição de André, Gomes, Gusmão, Marcolan e outros, constatou-se grande notabilidade e fortalecimento da parceria ativa e destacável entre família e escola, que resultou no bom andamento das atividades de ensino. O uso da tecnologia, representada por Tablets, Smartphone, computadores, internet, grupos de WhatsApp, além da evasão escolar gerada pela desigualdade social, foram abordados de forma a nortear o assunto em pauta, considerando as grandes transformações pelas quais passou a educação brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRÉ, Elisandra Leite; BARBOZA, Reginaldo José. A importância da parceria entre a família e a escola para a formação e desenvolvimento do indivíduo. Revista científica eletrônica da pedagogia, São Paulo, n. 30, p. 1-21, 2018.

BLOG Instituto Alicerce. As principais consequências da pandemia na educação.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p.39, 18 mar. 2020.

CPERS. Pandemia ampliou desigualdade no ensino, evasão escolar e perda de aprendizagem. CPERS Sindicato, 24 ago. 2022.

GOMES, 1999. Monografias Brasil Escola.

GUSMÃO, R José Faria. O pensador. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/MjU2OTkxNw/> Acesso em: 16 fev. 2024.

MALUF, Lia. Parceria escola e família na educação infantil. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2022.

MARCOLAN, M da Luz Padilha; FRIGHETTO, A Magalhães; DOS SANTOS, Juliano Ciebre. A Importância da Família no Processo de Aprendizagem da criança. Nativa–Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 2, n. 1, 2013.

RODRIGUES, Cássia Regina Machado. A influência da família no hábito da leitura. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (Online), Boa Vista, p. 6, fev. 2020.

SINEPE/RS. Ensino remoto emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Porto Alegre, 17 abr. 2020.

TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996. p. 178.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

09.09.2025

Como Citar

VASCONCELOS, Ana Carla Lima Bezerra; BRAGA  , Francisca Aldriane Mendes de Sousa; PAIVA, Idelma Maria Gomes de; QUEIROZ, Rogério de Jesus Ramos; RODRIGUES, Valdriane Mendes. O impacto da pandemia (Covid-19) no ambiente escolar e a inserção familiar na vida do aluno na rede pública municipal brasileira. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1374. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1374. Acesso em: 10 set. 2025.