A aprendizagem baseada na metodologia peer instruction aplicada à produção textual dissertativa-argumentativa (ENEM)
Learning based on peer instruction methodology applied to dissertative-argumentative text production (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1413Palavras-chave:
Peer Instruction. Tecnologia Educacional. Letrus. Produção Textual. ENEM.Resumo
A baixa performance dos estudantes brasileiros na redação do Enem, evidenciada pelos resultados recentes, aponta para a necessidade de aprimorar as estratégias de ensino de produção textual dissertativa-argumentativa. Diante desse cenário, surge a problemática de como tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e engajador. Sendo assim, este estudo propõe investigar o impacto da integração da metodologia Peer Instruction, mediada pela tecnologia digital Letrus, no ensino de redação para o Enem. A pesquisa busca verificar se essa abordagem pode melhorar a compreensão dos alunos sobre estrutura argumentativa, aumentar seu engajamento e, consequentemente, aprimorar suas habilidades de escrita. Nesse sentido, esse estudo visa preencher uma lacuna importante na literatura, explorando como essa interseção pode aprimorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos fundamentais da escrita dissertativa-argumentativa e aumentar seu envolvimento no processo de aprendizagem. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre Peer Instruction, tecnologias educacionais digitais e ensino de produção textual. Foram coletados artigos científicos, livros, teses e dissertações publicados em bases de dados acadêmicas nacionais e internacionais. A conclusão deste estudo apresenta que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras, como o Peer Instruction aliado às tecnologias digitais, contribui significativamente na preparação dos estudantes para a redação do ENEM e, de forma mais ampla, para as habilidades de escrita necessárias no ensino superior e na vida profissional.
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