Educação escolar quilombola e identidade cultural: práticas de resistência, pertencimento e valorização dos saberes locais

Quilombola school education and cultural identity: practices of resistance, belonging, and appreciation of local knowledge

Autores

  • Lêdiane de Souza Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Autor
  • Fábio Coelho Pinto Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS)/Universidade Federal do Pará (UFPA) Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1543

Palavras-chave:

educação escolar quilombola; identidade cultural; território; saberes locais; pedagogia decolonial.

Resumo

Este artigo, de natureza teórico-crítica, analisa a intrínseca relação entre a Educação Escolar Quilombola (EEQ) e o fortalecimento da identidade cultural em comunidades remanescentes de quilombos no Brasil. A partir de uma revisão documental e bibliográfica, investiga-se como a escola pode se constituir em um espaço de afirmação do pertencimento e valorização dos saberes locais. A trajetória histórico-legal da EEQ é examinada, destacando-se a transição da omissão na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 até a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais em 2012. A fundamentação teórica adota o conceito de território como espaço epistemológico, indissociável da produção de conhecimento e da identidade coletiva. São analisadas práticas pedagógicas decoloniais, como a história oral e o mapeamento cultural, que desafiam o currículo eurocêntrico tradicional. O estudo também identifica desafios estruturais, pedagógicos e político-institucionais que limitam a efetivação da EEQ, evidenciando um sistema de precarização que perpetua exclusões históricas. Conclui-se que a consolidação de uma educação quilombola transformadora depende da superação do racismo estrutural e da implementação de políticas públicas integradas que assegurem as condições materiais e pedagógicas necessárias à valorização dos saberes e projetos comunitários.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAUJO, T. E. A.; ALENCAR, M. F. S. Educação escolar quilombola, identidade e pertencimento étnico-cultural: o desafio dos materiais paradidáticos. Momento: Diálogos em Educação, v. 30, n. 2, p. 235–250, 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília, DF: CNE/CEB, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

. Acesso em: 01 out. 2025.

BRASIL. Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

. Acesso em: 01 out. 2025.

CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. In: WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

CASTILHO, S. D. de (Org.). Retratos etnográficos da educação escolar quilombola do Estado de Mato Grosso: desafios políticos e pedagógicos. Curitiba: Editora Dialética, 2023. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-270-0485-1

COSTA, P. L. A.; ARAÚJO, M. S. de. Educação escolar quilombola como educação plural: um olhar sob as diretrizes curriculares no Brasil. In: SANTIAGO, A. (Org.). A educação como patrimônio mundial. Santiago: Ediciones, 2024. p. 254–265.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98–109, jan./abr. 2012.

MAROUN, K. Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas. Educação Unisinos, v. 25, p. 1–19, 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.29

NASCIMENTO, A. C. S. Nós, os de lá, estamos aqui: reflexões sobre a educação quilombola no contexto dos impedimentos à copresença. Horizontes, v. 36, n. 2, p. 110–123, 2018.

OLIVEIRA, A. C. et al. Desafios e perspectivas para a inclusão escolar de estudantes quilombolas e indígenas: uma análise qualitativa. IOSR Journal of Business and Management, v. 27, n. 5, p. 28–32, 2025.

SANTOS, A. B. dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília, DF: Editora AYÔ, 2023.

SILVA, G. M. da. Educação escolar quilombola em Conceição das Crioulas: entre a luta pelo direito e o desafio de uma pedagogia da identidade. Recife: Ed. UFPE, 2015.

SOUSA, M. P. S. Educação escolar quilombola: desafios contemporâneos da luta antirracista. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 76., 2024, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2024.

TEIXEIRA, C. S. S.; LIMA, C. M. D. de; SILVA, C. C. G. da. Educação quilombola na educação escolar quilombola: documentos legais, igualdade racial e resistência. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 36, p. 789–808, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1614

Publicado

20.10.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Lêdiane de Souza; PINTO, Fábio Coelho. Educação escolar quilombola e identidade cultural: práticas de resistência, pertencimento e valorização dos saberes locais: Quilombola school education and cultural identity: practices of resistance, belonging, and appreciation of local knowledge. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1543. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1543. Acesso em: 24 out. 2025.