Metodologias contextualizadas para facilitar o aprendizado da química no ensino médio
Contextualized methodologies to facilitate the learning of chemistry in high school
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1566Palavras-chave:
Metodologias. Contextualização. Ensino da QuímicaResumo
O ensino da química vem enfrentando algumas dificuldades no decorrer dos anos, as quais estão associadas ao excesso de conteúdos aulas demasiadamente teóricas, memorização de fórmulas e desmotivação por parte dos alunos e professores. Mesmo sabendo que existem tantas ferramentas inovadoras da qual podemos utilizar na área da educação, o professor ainda se depara com dificuldades em sala de aula. Baseado nas dificuldades enfrentadas e na necessidade de vencer esses obstáculos no processo de ensino e aprendizagem é que estão sendo realizadas pesquisas com o objetivo de potencializar o ensino da química. Dentre todas as formas de ensino as quais podemos fazer uso para alcançar os alunos, podemos destacar como uma das mais eficazes, as metodologias contextualizadas, fazendo uso de meios que despertem a curiosidade e a motivação no aluno. Este referido artigo tem como objetivo citar e falar sobre as metodologias contextualizadas com o uso de diversas ferramentas que fazem parte do cotidiano do aluno, e as quais trouxeram resultados significativos para o ensino de química. Por fim conclui-se que as dificuldades no ensino da química são visíveis, mas o processo de ensino e aprendizagem é algo que se inova no decorrer dos tempos para vencer essas dificuldades que os educandos enfrentam.
Downloads
Referências
CALLEGARIO, L. J.; BORGES, M. N. Aplicação do vídeo “Química na Cozinha” na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de Resumos. Brasília, 2010.
FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. Congresso Nacional de Educação, 2008. Disponível em: http://quimioreira.net/%20pedagógicos.pdf
. Acesso em: 25 mar. 2019.
FIALHO, N. N. Jogos no ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
FRASSON, S. H. Contextualização do ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, ago. 2010.
MANDARINO, M. C. F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 1, n. 1, 2002.
MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, v. 2, n. 1, p. 3, jan.–abr. 1995.
PIRES, R. O.; ABREU, T. C.; MESSEDER, J. C. Proposta de ensino de química com uma abordagem contextualizada através da história da ciência. Ciência em Tela, v. 3, n. 1, p. 1–10, 2010.
REZENDE, L. A. História das ciências no ensino de ciências: contribuições dos recursos audiovisuais. Ciência em Tela, v. 1, n. 2, p. 1–7, 2008.
SILVA, J. L.; SILVA, A. D.; et al. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 189–200, nov. 2012.
SILVA, M. A. Proposta para tornar o ensino de Química mais atraente. Universidade Estadual do Ceará; Universidade Federal do Ceará; Academia Cearense de Química, p. 7, RQI, 2º trimestre, 2011.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 133–162, 2000.
VASCONCELOS, F. C. G. C.; LEÃO, M. B. C. A utilização de programas de televisão como recurso didático em aulas de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de Resumos. Brasília, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Leiliane Marques de Sousa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





