Metodologias contextualizadas para facilitar o aprendizado da química no ensino médio

Contextualized methodologies to facilitate the learning of chemistry in high school

Autores

  • Leiliane Marques de Sousa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1566

Palavras-chave:

Metodologias. Contextualização. Ensino da Química

Resumo

O ensino da química vem enfrentando algumas dificuldades no decorrer dos anos, as quais estão associadas ao excesso de conteúdos aulas demasiadamente teóricas, memorização de fórmulas e desmotivação por parte dos alunos e professores. Mesmo sabendo que existem tantas ferramentas inovadoras da qual podemos utilizar na área da educação, o professor ainda se depara com dificuldades em sala de aula. Baseado nas dificuldades enfrentadas e na necessidade de vencer esses obstáculos no processo de ensino e aprendizagem é que estão sendo realizadas pesquisas com o objetivo de potencializar o ensino da química. Dentre todas as formas de ensino as quais podemos fazer uso para alcançar os alunos, podemos destacar como uma das mais eficazes, as metodologias contextualizadas, fazendo uso de meios que despertem a curiosidade e a motivação no aluno. Este referido artigo tem como objetivo citar e falar sobre as metodologias contextualizadas com o uso de diversas ferramentas que fazem parte do cotidiano do aluno, e as quais trouxeram resultados significativos para o ensino de química. Por fim conclui-se que as dificuldades no ensino da química são visíveis, mas o processo de ensino e aprendizagem é algo que se inova no decorrer dos tempos para vencer essas dificuldades que os educandos enfrentam. 

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Publicado

22.10.2025

Como Citar

SOUSA , Leiliane Marques de. Metodologias contextualizadas para facilitar o aprendizado da química no ensino médio: Contextualized methodologies to facilitate the learning of chemistry in high school. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1566. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1566. Acesso em: 24 out. 2025.