Berçário: lugar dos começos da vida e da construção da profissionalidade docente
Nursery: place where life begins and where professional teaching is built
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1583Palavras-chave:
Bebês. Documentação Pedagógica. Educação Infantil. Docência. Narrativas.Resumo
Este artigo apresenta um relato pessoal sobre a docência com bebês de 5 meses a 18 meses, refletindo acerca da participação cotidiana no desenvolvimento infantil, quanto os desafios e a solidão que envolvem a prática pedagógica. O relato de experiência está embasado nos pressupostos da pesquisa narrativa no campo da formação de professores. Opto pelo uso da primeira pessoa em determinadas partes do texto. No entanto, faço isso não muito distante dos padrões acadêmicos, contudo, o suficiente para valorar a singularidade da respectiva docência. Considero que enquanto belo, à docência com bebês contempla as primeiras experiências de si no contato com o mundo e nas interações com os pares e adultos. Por outro lado, esse cotidiano que precede a comunicação colaborativa entre docentes e rede de ensino, na verdade, se constitui em uma profissão solitária e silenciada. A solidão profissional é uma consequência de políticas públicas imbuídas de uma lógica mercantil que minimiza a complexidade epistêmica e didática da educação na primeiríssima infância.
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