Educação digital e proteção de crianças e adolescentes no Amazonas após a Lei nº 15.211/2025: estratégias pedagógicas e de política pública

Digital education and protection of children and adolescents in Amazonas after Law No. 15,211/2025: pedagogical and public policy strategies

Autores

  • Mirian Cristini Ramos Ribeiro  Universidade Santa Teresa  Autor
  • Márcia Cristina de oliveira Santos Universidade Santa Teresa  Autor
  • Dimas Melo Gonçalves Universidade Santa Teresa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1599

Palavras-chave:

Amazonas; Cidadania digital; Educação; Inclusão tecnológica; Lei nº 15.211/2025.

Resumo

A rápida expansão das tecnologias digitais tem transformado as formas de comunicação, aprendizagem e socialização, exigindo novas estratégias de proteção para crianças e adolescentes. Nesse contexto, a Lei nº 15.211/2025, conhecida como Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, estabelece diretrizes fundamentais para garantir um ambiente virtual seguro, ético e educativo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da educação digital na efetivação dessa lei no estado do Amazonas, considerando os desafios regionais relacionados à infraestrutura tecnológica, à formação docente e à mediação familiar. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, fundamentou-se em revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025 em periódicos Qualis A, bem como na análise normativa do Estatuto Digital. Os resultados indicam que a implementação efetiva da legislação depende da integração entre escola, Estado e família, com destaque para o papel do letramento midiático e da cidadania digital na formação ética e crítica dos estudantes. Conclui-se que, no contexto amazônico, a educação digital constitui instrumento essencial para promover inclusão, segurança e responsabilidade social no uso das tecnologias, consolidando a proteção infantojuvenil prevista em lei. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Lei nº 15.211, de 17 de setembro de 2025. Estatuto Digital da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/L15211.htm

. Acesso em: 23 out. 2025.

CARVALHO, M. O que dizem os pais sobre o uso de internet por parte das crianças? Psicologia USP, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp

. Acesso em: 23 out. 2025.

COSTA, L. Crianças, tecnologias móveis e a mediação parental. Revista Educação em Questão, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao

. Acesso em: 23 out. 2025.

FERREIRA, J. Acesso à internet nas escolas públicas em tempos de pandemia. Revista Amazonida (UFAM), 2022. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/amazonida

. Acesso em: 23 out. 2025.

FURTADO, A. Letramento midiático na formação de licenciandos em Ciências. Revista Ciência & Educação, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu

. Acesso em: 23 out. 2025.

LIMA, E. Ensino remoto emergencial no Amazonas: possibilidades e desafios. Research, Society and Development, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd

. Acesso em: 23 out. 2025.

MENDES, R. “Cuidado com quem você fala na internet”: mediação parental pelo olhar de pré-adolescentes. Cadernos CEDES, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes

. Acesso em: 23 out. 2025.

OLIVEIRA, P. Conectividade na educação do Brasil: estratégias e políticas. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2024. Disponível em: https://www.sbie.org.br/anais

. Acesso em: 23 out. 2025.

SANTOS, V. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto emergencial. Educação em Revista (UFU), 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur

. Acesso em: 23 out. 2025.

SOUZA, D. Crianças e mídias digitais: um diálogo com pesquisadores. Educação & Realidade, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal

. Acesso em: 23 out. 2025.

SILVA, T. “Salvemos as crianças!” Tecnologias digitais e dispositivos de proteção. Educação & Sociedade, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es

. Acesso em: 23 out. 2025.

Publicado

28.10.2025

Como Citar

RIBEIRO , Mirian Cristini Ramos; SANTOS, Márcia Cristina de oliveira; GONÇALVES , Dimas Melo. Educação digital e proteção de crianças e adolescentes no Amazonas após a Lei nº 15.211/2025: estratégias pedagógicas e de política pública: Digital education and protection of children and adolescents in Amazonas after Law No. 15,211/2025: pedagogical and public policy strategies. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1599. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1599. Acesso em: 19 nov. 2025.