A interseção da pedagogia e da gestão no turismo: proposta de um framework para o desenvolvimento de roteiros de turismo educacional em agências e operadoras
The intersection of pedagogy and management in tourism: a framework proposal for the development of educational tourism itineraries in agencies and operators
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.2022.1618Palavras-chave:
Turismo Pedagógico. Gestão de Agências de Turismo. Design de Roteiros. Aprendizagem Experiencial. Pedagogia no Turismo.Resumo
O turismo contemporâneo transcende a mera atividade de lazer, apresentando um potencial latente para a formação humana integral. Contudo, o setor de agenciamento e operação turística frequentemente negligência a dimensão pedagógica, focando-se em processos de gestão, logística e comercialização que padronizam a experiência em detrimento do aprendizado. Este artigo investiga a interseção entre a Pedagogia, com ênfase no turismo educacional, e a Gestão de Agências, propondo um framework teórico-prático para o desenvolvimento de roteiros de turismo educacional. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica qualitativa, analisando os fundamentos da aprendizagem experiencial (Dewey) e da pedagogia crítica (Freire) em contraponto às teorias de gestão de serviços turísticos (Beni; Krippendorf). Argumenta-se que a fusão dessas duas áreas de formação — o gestor-pedagogo — é essencial para criar produtos turísticos que sejam, simultaneamente, comercialmente viáveis e educacionalmente transformadores. O estudo conclui que a implementação de um framework estruturado não apenas qualifica o produto turístico, mas redefine o papel da agência de viagens como uma promotora ativa do conhecimento, respondendo a uma demanda crescente por viagens com propósito e significado.
Downloads
Referências
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12. ed. São Paulo: Senac, 2007.
DEWEY, John. Experience and education. New York: Kappa Delta Pi, 1938.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GÂNDARA, J. M. G.; GIMENES, M. H. S. (Org.). Planejamento e gestão do turismo. Curitiba: IBPEX, 2008.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
MOESCH, Marutschka; GASTAL, Susana (Org.). Turismo, educação e cultura. Caxias do Sul: Educs, 2002.
MORAN, José. Metodologias ativas para realizar mudanças profundas na educação. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. p. 23–45.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Aline Poletti Tiano (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





