Educação surda: perspectivas do direito linguístico no espaço universitário
Deaf education: perspectives of linguistic law in the university space
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1667Palavras-chave:
Educação surda. Direito linguístico. Universidade. LibrasResumo
O presente artigo discorre sobre o direito linguístico dos discentes surdas e surdos no contexto acadêmico universitário, ressaltando a pertinência em se fomentar um ambiente educacional que consagre os direitos linguísticos e culturais, esta pesquisa de revisão bibliográfica tem como objetivo investigar a Libras no espaço universitário, bem como suas implicações em relação ao direito linguístico dos acadêmicos e acadêmicas surdos. Para tal, o estudo é fundamentado em uma análise crítica da literatura existente e aborda as experiências e práticas relacionadas à Libras no contexto universitário. A revisão busca consolidar informações de diversas fontes, de modo a refletir sobre a realidade nacional e as políticas de inclusão, a fim de oferecer uma visão abrangente das questões que envolvem a acessibilidade e a valorização da Libras nas instituições de ensino superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, 4 ago. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm
. Acesso em: 4 out. 2025.
JESUS, F. C. de. As relações sociais de estudantes surdos na educação superior. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
LANE, H. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
ORTIZ, L. Sexualidade espaço escolar: direito linguístico do discente surdo. Guarapuava, PR: Apprehendere, 2023.
PERLIN, G. T. T. O ser e o estar sendo surdo: alteridade, diferença e identidade. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2003.
SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Ortiz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





