Educação surda: perspectivas do direito linguístico no espaço universitário

Deaf education: perspectives of linguistic law in the university space

Autores

  • Luciano Ortiz UNICENTRO e UNESP Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1667

Palavras-chave:

Educação surda. Direito linguístico. Universidade. Libras

Resumo

O presente artigo discorre sobre o direito linguístico dos discentes surdas e surdos no contexto acadêmico universitário, ressaltando a pertinência em se fomentar um ambiente educacional que consagre os direitos linguísticos e culturais, esta pesquisa de revisão bibliográfica tem como objetivo investigar a Libras no espaço universitário, bem como suas implicações em relação ao direito linguístico dos acadêmicos e acadêmicas surdos. Para tal, o estudo é fundamentado em uma análise crítica da literatura existente e aborda as experiências e práticas relacionadas à Libras no contexto universitário. A revisão busca consolidar informações de diversas fontes, de modo a refletir sobre a realidade nacional e as políticas de inclusão, a fim de oferecer uma visão abrangente das questões que envolvem a acessibilidade e a valorização da Libras nas instituições de ensino superior. 

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Biografia do Autor

  • Luciano Ortiz, UNICENTRO e UNESP

    Docente na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Mestre em Educação Sexual – UNESP, Doutorando em Letras – UNICENTRO

Referências

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Publicado

11.11.2025

Como Citar

ORTIZ, Luciano. Educação surda: perspectivas do direito linguístico no espaço universitário: Deaf education: perspectives of linguistic law in the university space. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1667. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1667. Acesso em: 21 nov. 2025.