A Implementação dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio: A Perspectiva de Professores de Matemática em uma Escola de Tempo Integral na Amazônia

The Implementationof Formative Itineraries in the New High School: The Perspective Of Mathematics Teachersat a Full-Time School in the Amazon

Autores

  • Sulivan Pinheiro da Costa UNIDA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1673

Palavras-chave:

Itinerários Formativos. Novo Ensino Médio. Educação Matemática. Reforma Educacional. Contexto Amazônico.

Resumo

O presente artigo analisa o processo de implementação dos Itinerários Formativos (IF), estabelecidos pela reforma do Novo Ensino Médio, sob a perspectiva de professores de Matemática. A pesquisa investiga os avanços e retrocessos desta implementação em uma escola de tempo integral em Manaus/AM, no período de 2022-2023. O estudo parte do questionamento sobre as dificuldades e possibilidades encontradas pelos docentes de Matemática neste novo cenário. Utiliza-se uma metodologia de natureza qualitativa, com abordagem exploratório-descritiva, centrada na relação dinâmica sujeito-objeto. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários a doze professores da referida instituição. Os resultados indicam que, embora a reforma vise aprofundar conhecimentos e conectar a escola à realidade dos alunos, sua aplicação tem sido problemática. Evidencia-se a necessidade de formação continuada mais eficaz para os docentes, a dificuldade em conciliar a carga horária reduzida das disciplinas da base comum com as novas demandas dos IF, e um descompasso entre os objetivos da reforma e as condições estruturais das escolas e o engajamento dos estudantes. 

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Biografia do Autor

  • Sulivan Pinheiro da Costa , UNIDA

    Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de laIntegración de Las Américas (UNIDA), Assunção –Paraguai -

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2509236773279446;  

    Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2788-9495     

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Publicado

12.11.2025

Como Citar

COSTA , Sulivan Pinheiro da. A Implementação dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio: A Perspectiva de Professores de Matemática em uma Escola de Tempo Integral na Amazônia: The Implementationof Formative Itineraries in the New High School: The Perspective Of Mathematics Teachersat a Full-Time School in the Amazon. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1673. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1673. Acesso em: 19 nov. 2025.