A Implementação dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio: A Perspectiva de Professores de Matemática em uma Escola de Tempo Integral na Amazônia
The Implementationof Formative Itineraries in the New High School: The Perspective Of Mathematics Teachersat a Full-Time School in the Amazon
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1673Palavras-chave:
Itinerários Formativos. Novo Ensino Médio. Educação Matemática. Reforma Educacional. Contexto Amazônico.Resumo
O presente artigo analisa o processo de implementação dos Itinerários Formativos (IF), estabelecidos pela reforma do Novo Ensino Médio, sob a perspectiva de professores de Matemática. A pesquisa investiga os avanços e retrocessos desta implementação em uma escola de tempo integral em Manaus/AM, no período de 2022-2023. O estudo parte do questionamento sobre as dificuldades e possibilidades encontradas pelos docentes de Matemática neste novo cenário. Utiliza-se uma metodologia de natureza qualitativa, com abordagem exploratório-descritiva, centrada na relação dinâmica sujeito-objeto. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários a doze professores da referida instituição. Os resultados indicam que, embora a reforma vise aprofundar conhecimentos e conectar a escola à realidade dos alunos, sua aplicação tem sido problemática. Evidencia-se a necessidade de formação continuada mais eficaz para os docentes, a dificuldade em conciliar a carga horária reduzida das disciplinas da base comum com as novas demandas dos IF, e um descompasso entre os objetivos da reforma e as condições estruturais das escolas e o engajamento dos estudantes.
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