Analyse scénarisée (Análise Cenarisada): um referencial metodológico para a utilização de dados qualitativos em um modelo de texto teatral
Analyse scénarisée (scripted analysis): a methodological framework for qualitative data analysis within a theatrical text model
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1675Palavras-chave:
metodologia qualitativa. Análise de cenários. Texto teatral. Transposição didática. Análise de dados.Resumo
Este artigo apresenta a Análise Cenográfica, um quadro metodológico para tratar dados qualitativos inspirado na gramática do texto teatral (atos, cenas, réplicas, didascália). A abordagem é aplicada à pesquisa sobre uma análise didática. O corpus combina entrevistas antes e depois (ante-séance e post-séance) com professores e observações em sala de aula, respeitando os princípios éticos. O protocolo se desenvolve em três etapas: Transcrição Fonte (TF) linha por linha, Monólogo Analítico (MA) “respostas isoladas” após purificação, depois codificação temática e tabela cenográfica articulando unidades dramatúrgicas e temas. São produzidas duas leituras complementares: (1) relato dramatizado da aula a partir da entrevista ante-séance (lógica da ação, momentos decisivos); (2) análise das tarefas efetivas a partir da entrevista post-séance (tarefas, instruções, interações, produções). Os resultados esclarecem a transposição didática e destacam coerências e divergências recorrentes. As ferramentas melhoram a legibilidade, a rastreabilidade e a triangulação, e geram artefatos transferíveis (esquemas de observação, guias de entrevista, grades de codificação). O método é transferível para outros contextos e concilia rigor científico e clareza de apresentação.
Downloads
Referências
ALVES, D. H. R. Contando a história do Pará: a disciplina “Estudos Amazônicos” e os livros didáticos (1990–2000). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2016. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/13600/1/Davison%20Hugo%20Rocha%20Alves.pdf
. Acesso em: [data de acesso].
BENHAMOU, A.-F.; JERNITE, K.; TOUSSAINT, F. Chapitre 2. Le texte au théâtre. In: POIRSON, M. (Éd.). Manuel des études théâtrales: les arts de la scène et du spectacle. Paris: Armand Colin, 2024. p. 217–280. Disponível em: https://doi.org/10.3917/arco.colle.2024.01.0217 DOI: https://doi.org/10.3917/arco.colle.2024.01.0217
. Acesso em: [data de acesso].
COLIN, L. Maîtriser l’art de la narration académique: à propos de How to use storytelling in your academic writings de Timothy Pollock. Le Libellio d’AEGIS, v. 20, n. 1, p. 37–42, 2024. Disponível em: https://hal.science/hal-05075056v1/document
. Acesso em: [data de acesso].
DUMEZ, H. Méthodologie de la recherche qualitative: les 10 questions clés de la démarche compréhensive. Paris: Vuibert, 2013.
EIGENMANN, É. Le mode dramatique. Département de français moderne, Université de Genève, 2003. Disponível em: https://www.unige.ch/lettres/framo/enseignements/methodes/modedramatique/mdintegr.html
. Acesso em: [data de acesso].
GOMES LIMA, J. C. Analyse didactique de l’enseignement des Études amazoniennes (EA) dans l’État du Pará, Brésil. 2024. Dissertação (Mestrado em Didática) — Université de Genève, 2024. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:188667
. Acesso em: [data de acesso].
HUMBERT, J.-C. Bartholomé Tecia, un procès ordinaire. Éditions de Limargue, 2006.
LALLIAS, J.-C. L’enseignement du théâtre: les textes mis en travaux pratiques. Le Français aujourd’hui, v. 180, n. 1, p. 151–161, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.3917/lfa.180.0151 DOI: https://doi.org/10.3917/lfa.180.0151
. Acesso em: [data de acesso].
LANCRY, A. Analyse du travail. In: VALLÉRY, G.; BOBILLIER CHAUMON, M.; BRANGIER, É.; DUBOIS, M. (Éds.). Psychologie du travail et des organisations: 120 notions clés. 3e éd. Paris: Dunod, 2024. p. 75–81. Disponível em: https://doi.org/10.3917/dunod.valle.2024.01.0075 DOI: https://doi.org/10.3917/dunod.valle.2024.01.0075
. Acesso em: [data de acesso].
LIÈVRE, P. Manuel d’initiation à la recherche en travail social. 3e éd. Rennes: Presses de l’EHESP, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3917/ehesp.lievr.2016.01 DOI: https://doi.org/10.3917/ehesp.lievr.2016.01
. Acesso em: [data de acesso].
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M.; SALDAÑA, J. Qualitative data analysis: a methods sourcebook. 3rd ed. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc., 2014.
OLIVEIRA, L. da C. História regional em questão: uma análise sobre o material didático da disciplina Estudos Amazônicos na EMEF João Paulo II (Ananindeua – PA). Belém: Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2024-08/1724832000_9787dbbaecab94609a24f9bb7ce67440.pdf
. Acesso em: [data de acesso].
POLLOCK, T. G. How to use storytelling in your academic writing: techniques for engaging readers and successfully navigating the writing and publishing processes. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2021. Disponível em: https://urlr.me/gPxyhm DOI: https://doi.org/10.4337/9781839102820
. Acesso em: [data de acesso].
SCHNEUWLY, B.; RONVEAUX, C. Une approche instrumentale de la transposition didactique. Pratiques: Linguistique, littérature, didactique, n. 189–190, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4000/pratiques.9515 DOI: https://doi.org/10.4000/pratiques.9515
. Acesso em: [data de acesso].
SCHUBAUER-LEONI, M.; LEUTENEGGER, F. Une relecture des phénomènes transpositifs à la lumière de la didactique comparée. Revue suisse des sciences de l’éducation, v. 27, n. 3, p. 407–429, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.24452/sjer.27.3.4712 DOI: https://doi.org/10.24452/sjer.27.3.4712
. Acesso em: [data de acesso].
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. Documento curricular do Estado do Pará: educação infantil e fundamental. Belém: SEDUC, 2019. Disponível em: https://urlr.me/nRPd3h
. Acesso em: [data de acesso].
VAN DER MAREN, J.-M. Méthodes de recherche pour l’éducation. 2e éd. Bruxelles: De Boeck Supérieur, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 José Carlos Gomes Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





