Analyse scénarisée (Análise Cenarisada): um referencial metodológico para a utilização de dados qualitativos em um modelo de texto teatral

Analyse scénarisée (scripted analysis): a methodological framework for qualitative data analysis within a theatrical text model

Autores

  • José Carlos Gomes Lima UNIGE Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1675

Palavras-chave:

metodologia qualitativa. Análise de cenários. Texto teatral. Transposição didática. Análise de dados.

Resumo

Este artigo apresenta a Análise Cenográfica, um quadro metodológico para tratar dados qualitativos inspirado na gramática do texto teatral (atos, cenas, réplicas, didascália). A abordagem é aplicada à pesquisa sobre uma análise didática. O corpus combina entrevistas antes e depois (ante-séance e post-séance) com professores e observações em sala de aula, respeitando os princípios éticos. O protocolo se desenvolve em três etapas: Transcrição Fonte (TF) linha por linha, Monólogo Analítico (MA) “respostas isoladas” após purificação, depois codificação temática e tabela cenográfica articulando unidades dramatúrgicas e temas. São produzidas duas leituras complementares: (1) relato dramatizado da aula a partir da entrevista ante-séance (lógica da ação, momentos decisivos); (2) análise das tarefas efetivas a partir da entrevista post-séance (tarefas, instruções, interações, produções). Os resultados esclarecem a transposição didática e destacam coerências e divergências recorrentes. As ferramentas melhoram a legibilidade, a rastreabilidade e a triangulação, e geram artefatos transferíveis (esquemas de observação, guias de entrevista, grades de codificação). O método é transferível para outros contextos e concilia rigor científico e clareza de apresentação.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ALVES, D. H. R. Contando a história do Pará: a disciplina “Estudos Amazônicos” e os livros didáticos (1990–2000). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2016. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/13600/1/Davison%20Hugo%20Rocha%20Alves.pdf

. Acesso em: [data de acesso].

BENHAMOU, A.-F.; JERNITE, K.; TOUSSAINT, F. Chapitre 2. Le texte au théâtre. In: POIRSON, M. (Éd.). Manuel des études théâtrales: les arts de la scène et du spectacle. Paris: Armand Colin, 2024. p. 217–280. Disponível em: https://doi.org/10.3917/arco.colle.2024.01.0217 DOI: https://doi.org/10.3917/arco.colle.2024.01.0217

. Acesso em: [data de acesso].

COLIN, L. Maîtriser l’art de la narration académique: à propos de How to use storytelling in your academic writings de Timothy Pollock. Le Libellio d’AEGIS, v. 20, n. 1, p. 37–42, 2024. Disponível em: https://hal.science/hal-05075056v1/document

. Acesso em: [data de acesso].

DUMEZ, H. Méthodologie de la recherche qualitative: les 10 questions clés de la démarche compréhensive. Paris: Vuibert, 2013.

EIGENMANN, É. Le mode dramatique. Département de français moderne, Université de Genève, 2003. Disponível em: https://www.unige.ch/lettres/framo/enseignements/methodes/modedramatique/mdintegr.html

. Acesso em: [data de acesso].

GOMES LIMA, J. C. Analyse didactique de l’enseignement des Études amazoniennes (EA) dans l’État du Pará, Brésil. 2024. Dissertação (Mestrado em Didática) — Université de Genève, 2024. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:188667

. Acesso em: [data de acesso].

HUMBERT, J.-C. Bartholomé Tecia, un procès ordinaire. Éditions de Limargue, 2006.

LALLIAS, J.-C. L’enseignement du théâtre: les textes mis en travaux pratiques. Le Français aujourd’hui, v. 180, n. 1, p. 151–161, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.3917/lfa.180.0151 DOI: https://doi.org/10.3917/lfa.180.0151

. Acesso em: [data de acesso].

LANCRY, A. Analyse du travail. In: VALLÉRY, G.; BOBILLIER CHAUMON, M.; BRANGIER, É.; DUBOIS, M. (Éds.). Psychologie du travail et des organisations: 120 notions clés. 3e éd. Paris: Dunod, 2024. p. 75–81. Disponível em: https://doi.org/10.3917/dunod.valle.2024.01.0075 DOI: https://doi.org/10.3917/dunod.valle.2024.01.0075

. Acesso em: [data de acesso].

LIÈVRE, P. Manuel d’initiation à la recherche en travail social. 3e éd. Rennes: Presses de l’EHESP, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3917/ehesp.lievr.2016.01 DOI: https://doi.org/10.3917/ehesp.lievr.2016.01

. Acesso em: [data de acesso].

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M.; SALDAÑA, J. Qualitative data analysis: a methods sourcebook. 3rd ed. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc., 2014.

OLIVEIRA, L. da C. História regional em questão: uma análise sobre o material didático da disciplina Estudos Amazônicos na EMEF João Paulo II (Ananindeua – PA). Belém: Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2024-08/1724832000_9787dbbaecab94609a24f9bb7ce67440.pdf

. Acesso em: [data de acesso].

POLLOCK, T. G. How to use storytelling in your academic writing: techniques for engaging readers and successfully navigating the writing and publishing processes. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2021. Disponível em: https://urlr.me/gPxyhm DOI: https://doi.org/10.4337/9781839102820

. Acesso em: [data de acesso].

SCHNEUWLY, B.; RONVEAUX, C. Une approche instrumentale de la transposition didactique. Pratiques: Linguistique, littérature, didactique, n. 189–190, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4000/pratiques.9515 DOI: https://doi.org/10.4000/pratiques.9515

. Acesso em: [data de acesso].

SCHUBAUER-LEONI, M.; LEUTENEGGER, F. Une relecture des phénomènes transpositifs à la lumière de la didactique comparée. Revue suisse des sciences de l’éducation, v. 27, n. 3, p. 407–429, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.24452/sjer.27.3.4712 DOI: https://doi.org/10.24452/sjer.27.3.4712

. Acesso em: [data de acesso].

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. Documento curricular do Estado do Pará: educação infantil e fundamental. Belém: SEDUC, 2019. Disponível em: https://urlr.me/nRPd3h

. Acesso em: [data de acesso].

VAN DER MAREN, J.-M. Méthodes de recherche pour l’éducation. 2e éd. Bruxelles: De Boeck Supérieur, 2004.

Downloads

Publicado

12.11.2025

Como Citar

LIMA, José Carlos Gomes. Analyse scénarisée (Análise Cenarisada): um referencial metodológico para a utilização de dados qualitativos em um modelo de texto teatral: Analyse scénarisée (scripted analysis): a methodological framework for qualitative data analysis within a theatrical text model. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1675. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1675. Acesso em: 20 nov. 2025.