O conhecimento do corpo e desenvolvimento psicológico da criança

Bodily Knowledge and the Psychological Development of the Child

Autores

  • Marcos Vinícius Moura Alemplanque PPGP UFPA   Autor
  • Mateus Estrela Pinta Aguiar PPGP UFPA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1678

Palavras-chave:

Psicologia. Educação. Corpo. Conhecimento. Neuronormativo

Resumo

A psicologia da educação fornece conhecimentos psicológicos referentes ao desenvolvimento humano e os processos envolvidos no aprendizado, dando embasamento para nortear as decisões, planejamentos e ações no âmbito pedagógico. Esse artigo é uma exposição argumentativa e bibliográfica que visa apresentar pressupostos psicológicos que permitem compreender a relação do corpo na constituição da subjetividade e abordou-se as concepções psicológicas que relacionam o corpo e a mente na filosofia de Platão e Aristóteles, passando por John Locke e Descartes e então seguiu-se para as proposições de Piaget, Wallon, Vigotski e finalizando esse percurso teórico com a perspectiva psicanalítica de Freud e Lacan. Ao final, se faz considerações sobre a importância da temática para nortear propostas de atuação junto a criança no contexto da educação para além de uma concepção neuronormativa. 

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Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Moura Alemplanque, PPGP UFPA  

    Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP)/UFPA  

  • Mateus Estrela Pinta Aguiar, PPGP UFPA

    Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP)/UFPA,  

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Publicado

13.11.2025

Como Citar

ALEMPLANQUE, Marcos Vinícius Moura; AGUIAR, Mateus Estrela Pinta. O conhecimento do corpo e desenvolvimento psicológico da criança: Bodily Knowledge and the Psychological Development of the Child. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1678. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1678. Acesso em: 18 nov. 2025.