O conhecimento do corpo e desenvolvimento psicológico da criança
Bodily Knowledge and the Psychological Development of the Child
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1678Palavras-chave:
Psicologia. Educação. Corpo. Conhecimento. NeuronormativoResumo
A psicologia da educação fornece conhecimentos psicológicos referentes ao desenvolvimento humano e os processos envolvidos no aprendizado, dando embasamento para nortear as decisões, planejamentos e ações no âmbito pedagógico. Esse artigo é uma exposição argumentativa e bibliográfica que visa apresentar pressupostos psicológicos que permitem compreender a relação do corpo na constituição da subjetividade e abordou-se as concepções psicológicas que relacionam o corpo e a mente na filosofia de Platão e Aristóteles, passando por John Locke e Descartes e então seguiu-se para as proposições de Piaget, Wallon, Vigotski e finalizando esse percurso teórico com a perspectiva psicanalítica de Freud e Lacan. Ao final, se faz considerações sobre a importância da temática para nortear propostas de atuação junto a criança no contexto da educação para além de uma concepção neuronormativa.
Downloads
Referências
COLL, C. (Org.). Psicologia do ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987. p. 125–142.
FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Completas, v. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, S. Introdução ao narcisismo (1914). In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIV, p. 77–108.
FREUD, S. (1915). Os instintos e suas vicissitudes. Edição Standard Brasileira das Obras Completas, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, S. (1923). O ego e o id. Edição Standard Brasileira das Obras Completas, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LACAN, J. (1949). O estádio do espelho como formador da função do eu. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., p. 96–103.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976a.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1976b.
SCHAFFER, D. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Vinícius Moura Alemplanque, Mateus Estrela Pinta Aguiar (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





