A responsabilidade do gestor público na renúncia de receita: perspectivas do direito administrativo sancionador e o papel da auditoria tributária
The public manager's liability in tax expenditure: perspectives from administrative sanctioning law and the role of tax auditing
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.1682Palavras-chave:
Direito Tributário; Direito Administrativo Sancionador; Gestão Tributária; Auditoria no Setor Público; Renúncia de Receita; Responsabilidade do Gestor.Resumo
Este artigo analisa a complexa intersecção entre a discricionariedade da gestão fiscal e a responsabilidade jurídica do gestor público, com foco específico no ato da renúncia de receita. Fundamentado nos princípios do Direito Administrativo e Tributário, oriundos da graduação em Direito, e nas ferramentas especializadas da Pós-Graduação em Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público, este trabalho argumenta que a renúncia de receita (gasto tributário) não é um ato de soberania ilimitada, mas uma ferramenta de gestão que exige rigoroso alinhamento legal e responsabilidade fiscal. Investigamos como o Direito Administrativo Sancionador atua como mecanismo de controle e punição em casos de renúncia ilegal ou irresponsável, e como a Auditoria Tributária emerge como o instrumento indispensável de diagnóstico e materialidade para a aplicação de tais sanções. Conclui-se que a auditoria fiscal não se limita a verificar a arrecadação, mas é a principal ferramenta jurídica para aferir a legalidade e a eficiência da gestão tributária, responsabilizando gestores que falham em seu dever fiduciário para com o erário.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, R. Direito tributário esquematizado. 11. ed. São Paulo: Método, 2017.
BANDEIRA DE MELLO, C. A. Curso de direito administrativo. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 maio 2000.
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 1966.
BRASIL. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. [Alterada pela Lei nº 14.230, de 2021]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 jun. 1992.
CARVALHO, P. B. Curso de direito tributário. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 33. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
HARADA, K. Direito financeiro e tributário. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
JUSTEN FILHO, M. Curso de direito administrativo. 13. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018. DOI: https://doi.org/10.12660/rda.v0.2018.77648
MACHADO, H. B. Curso de direito tributário. 38. ed. São Paulo: Malheiros, 2017.
MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 42. ed. Atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Délcio Balestero Aleixo e José Emmanuel Burle Filho. São Paulo: Malheiros, 2016.
OLIVEIRA, R. V. Contabilidade pública: teoria e prática. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
OSÓRIO, F. M. J. Direito administrativo sancionador. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
SLOMKA, T. S. (Coord.). Manual de auditoria do setor público. Brasília, DF: Tribunal de Contas da União, 2017.
TORRES, R. L. Curso de direito financeiro e tributário. 18. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Quézia Cardoso Jacoby (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





