Análise swot como ferramenta eficaz na avaliação das ações da gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.470Palavras-chave:
Análise SWOT. Gestão escolar. Gestão Democrática. Ensino Médio. Qualidade da Educação.Resumo
Este estudo investigou a eficácia da Análise SWOT na avaliação da gestão escolar, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma instituição educacional. A análise foi realizada em uma escola de Ensino Médio do Ceará, com o objetivo de aprimorar as ações do núcleo gestor. Para isso, foi utilizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), consultando a Scielo Brasil e Google Acadêmico e seguindo os princípios da RSL na análise dos resultados. A administração escolar, reconhecida como um processo intrincado, necessitou da coordenação de diversos componentes para estabelecer um ambiente de ensino eficiente. Isso englobou a gestão dos recursos da instituição, a aplicação de políticas educacionais, a supervisão do corpo docente e da equipe, a interação com os pais e a comunidade, e a confirmação de que os estudantes estavam progredindo e se desenvolvendo de forma efetiva. A Análise SWOT mostrou-se um instrumento valioso para a gestão escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.
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