Planejamento e gestão em educação: pontos de vista e princípios

Autores

  • José Roberto Flores Reche Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.506

Palavras-chave:

Planejamento, gestão, educação, princípios.

Resumo

A garantia de uma educação de qualidade passa, sem dúvidas, por um longo processo que envolve todo o sistema escolar e as dimensões que vão para além dele. Na contemporaneidade muitos são os desafios na busca da excelência na educação. Dentre esses desafios, o planejamento escolar recebe especial destaque. Conhecer os princípios que regem o ato de planejar e sua fundamentação mais remota na sociedade é fundamental para a atuação no ambiente escolar no tempo presente. As escolas vivenciam tempos que exigem maior autonomia no seu fazer diário, exigem também uma liderança que atue de maneira organizada e transparente para que seja possível a consolidação e alcance das metas de aprendizagem. O planejamento exerce papel de máxima importância nesse processo. Ele é o instrumento que realiza a mediação entre o que se que se idealiza e o que se concretiza no ambiente escolar, servindo, portanto de fundamentação para o desenvolvimento de todas as outras práticas pedagógicas que coexistem na instituição.

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Biografia do Autor

  • José Roberto Flores Reche

         Artigo apresentado para o curso de Doutorado em Ciências da Educação da Universidad Columbia Del Paraguay/ Educación.
    Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Triângulo, MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV-SP Especialização em Gerenciamento pela Qualidade – AOTS – Tokai University – Tókio – Japão, MBA Executivo em Finanças e Estratégias Empresariais – Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Gestão Organizacional – Escola Superior de Engenharia e Gestão – ESEG – SP, Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pleo Centro Universitário do Triângulo, Graduação em Tecnologia Eletrônica – Modalidade Técnicas Digitais pela Universidade Senador Flaque

  • Ivanise Nazaré Mendes

      Doutora em Ciências Ambientais pela Universidad Central do Paraguai, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Intercontinental  - UTIC – Assunção – PY; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia, Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia e Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil.

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Publicado

22.08.2021

Como Citar

RECHE, José Roberto Flores; MENDES, Ivanise Nazaré. Planejamento e gestão em educação: pontos de vista e princípios. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 8, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i8.2021.506. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/506. Acesso em: 5 set. 2025.