As atividades experimentais no ensino de ciências: reflexões iniciais

Experimental Activities in Science Teaching: Initial Reflections

Autores

  • Roberto Adonias de Paula UEA Autor
  • Pierre André Garcia Pires FURG Autor
  • Euricléia Gomes Coelho UFAM Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.548

Palavras-chave:

aulas experimentais, conhecimento científico, ensino de ciências

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os textos trabalhados na disciplina de Experimentação no Ensino de Ciências do Curso de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) da Universidade Federal do Acre (UFAC), que abordam questões relacionadas com a atividades experimentais no ensino de ciências. Trata-se de uma abordagem bibliográfica a partir dos textos referenciados na disciplina. Para tanto, o texto está estruturado em dois momentos: no primeiro momento é descrito o ensino de ciências no contexto atual, em seguida são apresentadas, reflexões sobre a importância das atividades experimentais na construção do conhecimento científico e suas contribuições com o ensino aprendizagem. A partir das análises dos textos relacionados compreende-se que as atividades experimentais contribuem com o ensino de ciências de maneira significativa, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativo e lúdico, a partir da problematização de situações reais e cotidianas. Desta forma, colabora com a construção do pensamento científico de maneira significativa.

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Biografia do Autor

  • Roberto Adonias de Paula, UEA

     Licenciado em Ciências Biológicas  UEA

  • Pierre André Garcia Pires, FURG

    Licenciada em Pedagogia FURG 

  • Euricléia Gomes Coelho, UFAM

    Licenciada em Química UFAM

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Arquivos adicionais

Publicado

28.06.2024

Como Citar

PAULA, Roberto Adonias de; PIRES, Pierre André Garcia; COELHO, Euricléia Gomes. As atividades experimentais no ensino de ciências: reflexões iniciais: Experimental Activities in Science Teaching: Initial Reflections. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.548. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/548. Acesso em: 5 set. 2025.