Educação inclusiva no ensino de ciências naturais: explorando tecnologia tdics e sustentabilidade ambiental como ferramentas de transformação educacional

Inclusive education in natural sciences teaching: exploring ict technology and environmental sustainability as tools for educational transformation

Autores

  • Alexandar Maria de Carvalho Alves Autor
  • Elyne Cavalcante de Santana Autor
  • Geisla Aparecida de Carvalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.818

Palavras-chave:

**Inclusão Escolar, Sociedade Equitativa, Educação em Ciências Naturais, Abordagem das Diferenças, Técnicas de Ensino Inclusivas**.

Resumo

Freire (2011) destaca a inclusão escolar como essencial para construir uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo a participação de todos os alunos na construção do conhecimento. Ele enfatiza que a integração na disciplina de ciências naturais deve atender às diferenças sem discriminação. No entanto, o tema ainda é pouco explorado, com pesquisas focando em limitações específicas e desenvolvendo técnicas voltadas a públicos restritos, deixando outras necessidades desconsideradas.

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Biografia do Autor

  • Alexandar Maria de Carvalho Alves

    1 Pós-Graduada em História da África pela (UNIFESP) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFTM)
    Graduada em Pedagogia pela UNIPAC Educação Especial pela (UNISANTA), Geografia pela UNOPAR e História pela
    UNIUBE. Professora da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SRE). <>

  • Elyne Cavalcante de Santana

    2 Graduada do curso de Letras pela Universidade Estadual de (GOIÁS) e Pós-Graduada em Língua Inglesa (UNIUBE).
    <>

  • Geisla Aparecida de Carvalho

    3 Mestre em Matemática pela (UFU). Graduada em Matemática e Física pela (UNIPAC). Professora da Secretaria de Estado
    da Educação de Minas Gerais. <>

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Arquivos adicionais

Publicado

15.01.2025

Como Citar

ALVES, Alexandar Maria de Carvalho; DE SANTANA, Elyne Cavalcante; DE CARVALHO, Geisla Aparecida. Educação inclusiva no ensino de ciências naturais: explorando tecnologia tdics e sustentabilidade ambiental como ferramentas de transformação educacional: Inclusive education in natural sciences teaching: exploring ict technology and environmental sustainability as tools for educational transformation. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.818. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/818. Acesso em: 5 set. 2025.