Educação e cidadania: o papel do ensino de inglês nos anos iniciais da educação básica

Education and citizenship: the role of teaching English in the early years of basic education

Autores

  • Anderson Ferreira de Sousa Autor
  • Eudete Auxiliadora Oliveira De Souza Costa Autor
  • Fernando Antônio de Souza Santos Autor
  • Leopoldo Queiroz Paim Autor
  • Marilza Luiz De Araújo Moraes Autor
  • Rosa Helena Da Costa Araújo Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1010

Palavras-chave:

Ensino de inglês; Cidadania; Interculturalidade; Educação inclusiva.

Resumo

Este estudo aborda o ensino de língua inglesa nos anos iniciais da Educação Básica a partir de uma perspectiva crítica, ética e inclusiva, articulada à formação cidadã. Parte-se do entendimento de que, mais do que ensinar vocabulário e gramática, é papel da escola desenvolver práticas pedagógicas que promovam a participação, o respeito à diversidade e o diálogo intercultural. O problema investigado consiste em compreender qual o papel efetivo do ensino de inglês na formação de uma cidadania crítica e participativa. Os objetivos incluem analisar a abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Língua Inglesa e identificar práticas pedagógicas que integrem o ensino da língua aos valores democráticos e inclusivos. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com base em revisão bibliográfica de autores como Rojo (2013) e Byram et al. (2001), além da análise de uma proposta didática aplicada aos anos iniciais. Conclui-se que o ensino de inglês, quando orientado por princípios de letramento crítico e interculturalidade, pode contribuir significativamente para a formação de sujeitos conscientes, capazes de agir com empatia, respeito e responsabilidade em um mundo globalizado e diverso.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

14.05.2025

Como Citar

SOUSA, Anderson Ferreira de; COSTA, Eudete Auxiliadora Oliveira de Souza; SANTOS, Fernando Antônio de Souza; PAIM , Leopoldo Queiroz; MORAES, Marilza Luiz De Araújo; ARAÚJO, Rosa Helena Da Costa. Educação e cidadania: o papel do ensino de inglês nos anos iniciais da educação básica: Education and citizenship: the role of teaching English in the early years of basic education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1010. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1010. Acesso em: 5 set. 2025.