Educação e cidadania: o papel do ensino de inglês nos anos iniciais da educação básica
Education and citizenship: the role of teaching English in the early years of basic education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1010Palavras-chave:
Ensino de inglês; Cidadania; Interculturalidade; Educação inclusiva.Resumo
Este estudo aborda o ensino de língua inglesa nos anos iniciais da Educação Básica a partir de uma perspectiva crítica, ética e inclusiva, articulada à formação cidadã. Parte-se do entendimento de que, mais do que ensinar vocabulário e gramática, é papel da escola desenvolver práticas pedagógicas que promovam a participação, o respeito à diversidade e o diálogo intercultural. O problema investigado consiste em compreender qual o papel efetivo do ensino de inglês na formação de uma cidadania crítica e participativa. Os objetivos incluem analisar a abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Língua Inglesa e identificar práticas pedagógicas que integrem o ensino da língua aos valores democráticos e inclusivos. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com base em revisão bibliográfica de autores como Rojo (2013) e Byram et al. (2001), além da análise de uma proposta didática aplicada aos anos iniciais. Conclui-se que o ensino de inglês, quando orientado por princípios de letramento crítico e interculturalidade, pode contribuir significativamente para a formação de sujeitos conscientes, capazes de agir com empatia, respeito e responsabilidade em um mundo globalizado e diverso.
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