Aplicação da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem: contribuições para o sistema educacional angolano caso: instituiçôes do ensino superior de Angola
Application of artificial intelligence in the teaching-learning process: contributions to the Angolan educational system case: higher education institutions of Angola
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1064Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino-Aprendizagem, Educação Superior, Angola, Percepções Estudantis.Resumo
Este artigo analisa as contribuições da Inteligência Artificial (IA) para o processo de ensino- aprendizagem, com base nas percepções de 76 estudantes do ensino superior angolano. A partir do inquérito aplicado, identificou-se que os alunos possuem amplo conhecimento e fazem uso frequente de ferramentas de IA, especialmente para pesquisas acadêmicas e acesso rápido à informação. Embora reconheçam os benefícios da IA para a personalização e eficiência do ensino, os estudantes também alertam para possíveis desafios, como a dependência excessiva da tecnologia. A maioria rejeita a substituição do professor por sistemas de IA, mas apoia a integração oficial dessas ferramentas no ambiente educacional. Esses resultados indicam que a IA pode contribuir significativamente para a modernização do ensino, desde que acompanhada de políticas que promovam a formação docente e o uso crítico das tecnologias.
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Referências
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