Aplicação da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem: contribuições para o sistema educacional angolano caso: instituiçôes do ensino superior de Angola

Application of artificial intelligence in the teaching-learning process: contributions to the Angolan educational system case: higher education institutions of Angola

Autores

  • Nkanga Pedro Autor
  • Estudantes de Engenharia Informática da Turma U4-13 Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1064

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ensino-Aprendizagem, Educação Superior, Angola, Percepções Estudantis.

Resumo

Este artigo analisa as contribuições da Inteligência Artificial (IA) para o processo de ensino- aprendizagem, com base nas percepções de 76 estudantes do ensino superior angolano. A partir do inquérito aplicado, identificou-se que os alunos possuem amplo conhecimento e fazem uso frequente de ferramentas de IA, especialmente para pesquisas acadêmicas e acesso rápido à informação. Embora reconheçam os benefícios da IA para a personalização e eficiência do ensino, os estudantes também alertam para possíveis desafios, como a dependência excessiva da tecnologia. A maioria rejeita a substituição do professor por sistemas de IA, mas apoia a integração oficial dessas ferramentas no ambiente educacional. Esses resultados indicam que a IA pode contribuir significativamente para a modernização do ensino, desde que acompanhada de políticas que promovam a formação docente e o uso crítico das tecnologias.

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Biografia do Autor

  • Estudantes de Engenharia Informática da Turma U4-13

    Estudantes de Engenharia Informática da Turma U4-13 de 2025 Instituição: Instituto Superior Politécnico Privado do Uige (ISPPU) Endereço: Uíge

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

06.06.2025

Como Citar

PEDRO, Nkanga; DE 2025, Estudantes de Engenharia Informática da Turma U4-13. Aplicação da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem: contribuições para o sistema educacional angolano caso: instituiçôes do ensino superior de Angola: Application of artificial intelligence in the teaching-learning process: contributions to the Angolan educational system case: higher education institutions of Angola. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1064. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1064. Acesso em: 5 set. 2025.