Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Produção de Histórias em Quadrinhos no Contexto da Formação de Professores de Química

Use of Information and Communication Technologies for the Production of Comics in theContext of Chemistry Teacher Education

Autores

  • Aryane Rodrigues dos Reis Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1100

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação. Histórias em Quadrinhos. Ensino de Química. Formação Docente. Educação em Ciências

Resumo

Este artigo científico propõe uma reflexão aprofundada sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na produção de histórias em quadrinhos como recurso didático na formação inicial e continuada de professores de Química. O objetivo é compreender de que forma essa abordagem pode contribuir para a construção do conhecimento científico, para o desenvolvimento da criatividade e para o estímulo de práticas pedagógicas inovadoras. Com base em revisão bibliográfica de estudos publicados até o ano de 2021, são discutidas as potencialidades das TICs na Educação em Ciências, as especificidades do ensino de Química e os fundamentos teóricos da linguagem das histórias em quadrinhos. A metodologia fundamenta-se em análise qualitativa de experiências educativas e pesquisas acadêmicas que demonstram a eficácia do uso desse recurso como mediador do ensino-aprendizagem. A produção de HQs por licenciandos é analisada como estratégia formativa capaz de favorecer a autonomia docente, a comunicação científica e a construção coletiva de saberes pedagógicos e disciplinares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aryane Rodrigues dos Reis

    Graduada em Química, pela Universidade Federal do Goiás (UFG) 

Referências

BEZERRA, A. M. S.; LIMA, R. A. P. Competência digital e formação docente: um estudo com licenciandos em Química. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 145– 162, 2017.

COSTA, R. R.; FERREIRA, R. P. A linguagem das histórias em quadrinhos no ensino de Química: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Química, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 33–50, 2015.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2003.

LIMA, D. M.; FERREIRA, L. H.; ALVES, A. A. O uso de histórias em quadrinhos na abordagem de conceitos químicos na educação básica. Revista Ciência & Ensino, Uberaba, v. 4, n. 2, p. 72–89, 2016.

MACHADO, M. C.; SILVA, L. A.; GOMES, J. P. Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: experiências com projetos integrados. Revista Interfaces da Educação, Maringá, v. 7, n. 20, p. 47–66, 2016.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 1993.

MORIGI, V.; SANTOS, S. C.; OLIVEIRA, L. T. Desigualdades digitais e formação docente: políticas públicas e realidade institucional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1–20, 2020.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. A. A linguagem da ciência e seu ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 6, n. 1, p. 81–92, 2000.

OLIVEIRA, R. M.; ANDRADE, L. C. Histórias em quadrinhos e interdisciplinaridade no ensino de ciências. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 30, n. 98, p. 33–58, 2015.

OLIVEIRA, D. S.; MOURA, M. L. S. O uso de quadrinhos como estratégia didática no ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 287–312, 2018.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão de literatura. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 333–352, 2008.

SILVA, J. R.; FERREIRA, P. L. Produção de HQs na formação de professores de Química: entre ciência e narrativa. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 16, n. 2, p. 240–256, 2017.

VALENTE, J. A. Tecnologias e formação de professores: o caso do Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 25–43, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015

VIEIRA, A. F.; SOARES, M. L.; CARVALHO, R. B. Histórias em quadrinhos na formação docente: o ensino de Química entre narrativas e práticas. Revista Ensino, Saúde e Biologia, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 59–75, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

26.06.2021

Como Citar

REIS, Aryane Rodrigues dos. Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Produção de Histórias em Quadrinhos no Contexto da Formação de Professores de Química: Use of Information and Communication Technologies for the Production of Comics in theContext of Chemistry Teacher Education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 8, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i8.2021.1100. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1100. Acesso em: 5 set. 2025.