Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Produção de Histórias em Quadrinhos no Contexto da Formação de Professores de Química
Use of Information and Communication Technologies for the Production of Comics in theContext of Chemistry Teacher Education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1100Palavras-chave:
Tecnologias da Informação. Histórias em Quadrinhos. Ensino de Química. Formação Docente. Educação em CiênciasResumo
Este artigo científico propõe uma reflexão aprofundada sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na produção de histórias em quadrinhos como recurso didático na formação inicial e continuada de professores de Química. O objetivo é compreender de que forma essa abordagem pode contribuir para a construção do conhecimento científico, para o desenvolvimento da criatividade e para o estímulo de práticas pedagógicas inovadoras. Com base em revisão bibliográfica de estudos publicados até o ano de 2021, são discutidas as potencialidades das TICs na Educação em Ciências, as especificidades do ensino de Química e os fundamentos teóricos da linguagem das histórias em quadrinhos. A metodologia fundamenta-se em análise qualitativa de experiências educativas e pesquisas acadêmicas que demonstram a eficácia do uso desse recurso como mediador do ensino-aprendizagem. A produção de HQs por licenciandos é analisada como estratégia formativa capaz de favorecer a autonomia docente, a comunicação científica e a construção coletiva de saberes pedagógicos e disciplinares.
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