A importância da psicoeducação como estratégia de enfrentamento ao estigma dos transtornos mentais graves
The importance of psychoeducation as a strategy for coping with the stigma of severe mental disorders
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1304Palavras-chave:
Estigma. Psicoeducação. Saúde Mental. Transtornos Mentais Graves.Resumo
Esta pesquisa investigou a eficácia da psicoeducação na redução do estigma associado aos transtornos mentais graves. Buscou-se compreender como essa intervenção terapêutica pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e diminuir o estigma internalizado. O estudo adotou uma metodologia qualitativa, com pesquisa exploratória e bibliográfica, analisando materiais de bases de dados como SciELO e PubMed. A revisão da literatura nacional evidenciou uma lacuna sobre o tema, enquanto os estudos em língua inglesa revelaram um impacto positivo da psicoeducação na redução do estigma e na promoção do bem-estar, especialmente quando associada à terapia cognitivo-comportamental. Concluiu-se que, embora o estigma internalizado seja reconhecido como um entrave à adesão ao tratamento de pessoas com transtornos mentais graves, ainda há escassez de estudos sobre a aplicação da psicoeducação nesse contexto. Sugere-se, assim, que pesquisas futuras ampliem a investigação sobre o tema, especialmente a longo prazo.
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