A importância da psicoeducação como estratégia de enfrentamento ao estigma dos transtornos mentais graves

The importance of psychoeducation as a strategy for coping with the stigma of severe mental disorders

Autores

  • Rosana Valinãs Llausas Universidade Municipal de São Caetano do Sul Autor
  • Elisabete Menegon Universidade Municipal de São Caetano do Sul Autor
  • João Vitor Nunes Universidade Municipal de São Caetano do Sul Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1304

Palavras-chave:

Estigma. Psicoeducação. Saúde Mental. Transtornos Mentais Graves.

Resumo

Esta pesquisa investigou a eficácia da psicoeducação na redução do estigma associado aos transtornos mentais graves. Buscou-se compreender como essa intervenção terapêutica pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e diminuir o estigma internalizado. O estudo adotou uma metodologia qualitativa, com pesquisa exploratória e bibliográfica, analisando materiais de bases de dados como SciELO e PubMed. A revisão da literatura nacional evidenciou uma lacuna sobre o tema, enquanto os estudos em língua inglesa revelaram um impacto positivo da psicoeducação na redução do estigma e na promoção do bem-estar, especialmente quando associada à terapia cognitivo-comportamental. Concluiu-se que, embora o estigma internalizado seja reconhecido como um entrave à adesão ao tratamento de pessoas com transtornos mentais graves, ainda há escassez de estudos sobre a aplicação da psicoeducação nesse contexto. Sugere-se, assim, que pesquisas futuras ampliem a investigação sobre o tema, especialmente a longo prazo.

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Arquivos adicionais

Publicado

27.08.2025

Como Citar

LLAUSAS, Rosana Valinãs; MENEGON, Elisabete; NUNES, João Vitor. A importância da psicoeducação como estratégia de enfrentamento ao estigma dos transtornos mentais graves: The importance of psychoeducation as a strategy for coping with the stigma of severe mental disorders. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1304. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1304. Acesso em: 5 set. 2025.