Gestão escolar, formação continuada e a constituição da identidade profissional I e II
School management, continuing education and the constitution of professional identity I and II
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1339Palavras-chave:
avaliação institucional; espaços educativos; infraestrutura escolar; gestão escolar; qualidade educacional.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão ampliada sobre a avaliação de espaços educativos sob a ótica institucional, considerando seus fundamentos teóricos, tendências metodológicas e implicações práticas para a qualidade da educação. Parte-se da concepção de que a avaliação vai além da mensuração de resultados acadêmicos, envolvendo dimensões físicas, organizacionais, administrativas e pedagógicas. São discutidos os parâmetros, critérios e indicadores que compõem os processos avaliativos, com destaque para a articulação entre autoavaliação e avaliação externa. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, o estudo evidencia que a avaliação institucional, quando compreendida como um processo formativo, participativo e dialógico, pode impulsionar a transformação das práticas escolares e contribuir significativamente para a equidade e a excelência educacional.
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Referências
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