Gestão escolar, formação continuada e a constituição da identidade profissional I e II

School management, continuing education and the constitution of professional identity I and II

Autores

  • Ademia de Jesus Andrade Mendonça Autor
  • Antonia Vieira Teixeira Autor
  • Ana Rita Morais Silva Autor
  • Francisca das Chagas Silva e Silva Autor
  • Lindalva Silva dos Santos Queiroz Autor
  • Mirian Costa dos Reis Autor
  • Rosilange Azevedo Pinheiro Autor
  • Zilha Rosa da Silva Autor
  • Francisca Vilanir de Souza Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1339

Palavras-chave:

avaliação institucional; espaços educativos; infraestrutura escolar; gestão escolar; qualidade educacional.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão ampliada sobre a avaliação de espaços educativos sob a ótica institucional, considerando seus fundamentos teóricos, tendências metodológicas e implicações práticas para a qualidade da educação. Parte-se da concepção de que a avaliação vai além da mensuração de resultados acadêmicos, envolvendo dimensões físicas, organizacionais, administrativas e pedagógicas. São discutidos os parâmetros, critérios e indicadores que compõem os processos avaliativos, com destaque para a articulação entre autoavaliação e avaliação externa. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, o estudo evidencia que a avaliação institucional, quando compreendida como um processo formativo, participativo e dialógico, pode impulsionar a transformação das práticas escolares e contribuir significativamente para a equidade e a excelência educacional.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

04.09.2025

Como Citar

MENDONÇA, Ademia de Jesus Andrade; TEIXEIRA, Antonia Vieira; SILVA, Ana Rita Morais; SILVA, Francisca das Chagas Silva e; QUEIROZ, Lindalva Silva dos Santos; REIS, Mirian Costa dos; PINHEIRO, Rosilange Azevedo; SILVA, Zilha Rosa da; SOUZA, Francisca Vilanir de. Gestão escolar, formação continuada e a constituição da identidade profissional I e II: School management, continuing education and the constitution of professional identity I and II. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1339. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1339. Acesso em: 5 set. 2025.