A importância da qualidade educacional para o desenvolvimento global da pessoa com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1375Palavras-chave:
Educação inclusiva. Pessoas com deficiência. Qualidade do ensino. Práticas pedagógicas. Formação docente.Resumo
Este estudo discute sobre a importância que a qualidade da educação ofertada possui para o desenvolvimento ampliado do educando que possui alguma deficiência, para isso adotou-se como metodologia a revisão de literatura, permitindo reunir e confrontar contribuições teóricas de diferentes autores, o que possibilita compreender, a partir de perspectivas variadas, os fatores que interferem no processo de inclusão escolar e no pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. A justificativa para a realização deste trabalho encontra-se na necessidade de fortalecer o debate sobre a educação inclusiva, considerando que a efetivação desse direito demanda práticas pedagógicas bem fundamentadas, docentes capacitados e ambientes escolares que favoreçam tanto o aprendizado quanto a convivência. Ao abordar simultaneamente a dimensão pedagógica, a formação profissional e os aspectos sociais, o artigo busca oferecer uma visão ampla e integrada sobre a temática, apontando caminhos para a melhoria das políticas e práticas educacionais. O objetivo geral do trabalho é o de analisar a importância da qualidade educacional no processo de desenvolvimento global da pessoa com deficiência, considerando os aspectos cognitivos, sociais, emocionais e funcionais. Já os objetivos específicos são: investigar como a qualidade do ensino impacta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de pessoas com deficiência; identificar práticas pedagógicas inclusivas que contribuem para o desenvolvimento global de alunos com deficiência; verificar a formação e preparação dos professores para atender às demandas educacionais de estudantes com deficiência; refletir sobre o papel da escola como espaço de socialização e promoção da autonomia da pessoa com deficiência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Débora Regina de. Docência e Inclusão: desafios da prática pedagógica na escola comum. São Paulo: Cortez, 2019.
BORGES, André Luiz. Educação inclusiva: caminhos para a cidadania e a autonomia da pessoa com deficiência. Natal: EDUFRN, 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 08 ago. 2025.
CARVALHO, Rosita Edler. Inclusão: a educação do aluno com necessidades educacionais especiais. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
CARVALHO, Inês Tavares; PAIVA, Ronaldo Henrique. Práticas inclusivas e cultura escolar: desafios para a efetivação dos direitos educacionais. Goiânia: UFG, 2022.
COSTA, Luciana Aparecida da. A formação do professor para o ensino inclusivo: entre a teoria e a prática. Campinas: Papirus, 2018.
FERNANDES, Tatiane Cristina. A formação inicial de professores e a inclusão escolar: avanços e lacunas. Curitiba: CRV, 2017.
FONSECA, V da. Psicopedagogia: o método psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LIMA, JB. Políticas de formação docente e inclusão: uma perspectiva crítica. Recife: EdUFPE, 2020.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MEYER, Anne; ROSE, David H.; GORDON, David. Universal Design for Learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ROCHA, Marcelo Andrade da. Educação inclusiva: formação e prática docente na contemporaneidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SILVA, M D de Souza. Escola inclusiva: fundamentos, práticas e desafios. Florianópolis: EdUFSC, 2021.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
TOMLINSON, Carol Ann. The Differentiated Classroom: Responding to the Needs of All Learners. Alexandria, VA: ASCD, 2001.
VYGOTSKY, Lev Semionovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ari Marcelo Mateus Tavares, Claudia Maria da Silva Aragão, Ingrid Cavalcante Silva, Kelly Christina Fechine de Sousa, Teresa Raquel Braga Sousa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.