A importância da qualidade educacional para o desenvolvimento global da pessoa com deficiência

Autores

  • Ari Marcelo Mateus Tavares World University Ecumenical- EUA Autor
  • Claudia Maria da Silva Aragão World University Ecumenical- EUA Autor
  • Ingrid Cavalcante Silva World University Ecumenical- EUA Autor
  • Kelly Christina Fechine de Sousa World University Ecumenical- EUA Autor
  • Teresa Raquel Braga Sousa  World University Ecumenical- EUA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1375

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Pessoas com deficiência. Qualidade do ensino. Práticas pedagógicas. Formação docente.

Resumo

Este estudo discute sobre a importância que a qualidade da educação ofertada possui para o desenvolvimento ampliado do educando que possui alguma deficiência, para isso adotou-se como metodologia a revisão de literatura, permitindo reunir e confrontar contribuições teóricas de diferentes autores, o que possibilita compreender, a partir de perspectivas variadas, os fatores que interferem no processo de inclusão escolar e no pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. A justificativa para a realização deste trabalho encontra-se na necessidade de fortalecer o debate sobre a educação inclusiva, considerando que a efetivação desse direito demanda práticas pedagógicas bem fundamentadas, docentes capacitados e ambientes escolares que favoreçam tanto o aprendizado quanto a convivência. Ao abordar simultaneamente a dimensão pedagógica, a formação profissional e os aspectos sociais, o artigo busca oferecer uma visão ampla e integrada sobre a temática, apontando caminhos para a melhoria das políticas e práticas educacionais. O objetivo geral do trabalho é o de analisar a importância da qualidade educacional no processo de desenvolvimento global da pessoa com deficiência, considerando os aspectos cognitivos, sociais, emocionais e funcionais. Já os objetivos específicos são: investigar como a qualidade do ensino impacta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de pessoas com deficiência; identificar práticas pedagógicas inclusivas que contribuem para o desenvolvimento global de alunos com deficiência; verificar a formação e preparação dos professores para atender às demandas educacionais de estudantes com deficiência; refletir sobre o papel da escola como espaço de socialização e promoção da autonomia da pessoa com deficiência.

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Arquivos adicionais

Publicado

09.09.2025

Como Citar

TAVARES, Ari Marcelo Mateus; ARAGÃO, Claudia Maria da Silva; SILVA, Ingrid Cavalcante; SOUSA, Kelly Christina Fechine de; SOUSA , Teresa Raquel Braga. A importância da qualidade educacional para o desenvolvimento global da pessoa com deficiência. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1375. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1375. Acesso em: 1 out. 2025.