A psicopedagogia técnica na formação de instrutores de tiro como ferramenta de autonomia
Technical psychopedagogy in the training of shooting instructors as a tool for autonomy
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1379Palavras-chave:
formação de instrutores; ensino técnico; armas de fogo; autonomia; pedagogia aplicada; atualização profissional; educação crítica.Resumo
A formação de instrutores de armamento e tiro precisa ir além da técnica operativa. É necessário desenvolver uma postura profissional voltada à transmissão clara do conhecimento, à construção da autonomia do aluno e à busca constante por evolução. Este artigo propõe uma reflexão prática sobre o papel do instrutor como educador técnico, e não como figura central de referência pessoal. Com base em fundamentos pedagógicos e na observação de cenários reais de ensino, o texto discute os riscos de uma formação centrada em vaidade, performance e autoridade, defendendo em seu lugar uma prática voltada ao estudo, à repetição com objetivo, ao feedback construtivo e ao incentivo à pesquisa. O bom instrutor não busca ser seguido, mas superado. Ele ensina para que outros façam melhor. O objetivo deste estudo é estimular uma nova geração de formadores que pensem, ensinem, testem e evoluam com base em conhecimento sólido, ética didática e compromisso técnico com a área de segurança.
Downloads
Referências
BEARARE, Sandro. Ciência das Armas. Coroados: ProPoint, 2023. ISBN 978-65-01-44041-5.
BEARARE, Sandro. Educação em Conflito – Inteligência Artificial: Evolução ou Revolução? Adamantina: Ludus Vision, 2025. ISBN 978-65-980786-1-4.
GAIGNIER, Jean-Pierre. Didática do ensino técnico e profissional. São Paulo: SENAC, 2001.
KNOBLAUCH, Letícia. Psicopedagogia aplicada à prática docente. Curitiba: Ibpex, 2008.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem Significativa: teoria e prática. São Paulo: Centauro, 2001.
NUNES, Célia Maria R.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Psicopedagogia: uma visão diagnóstica e interventiva. São Paulo: Loyola, 2010.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento — um processo sociocultural. São Paulo: Scipione, 2002.
SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem baseada no processo. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
VALENTE, José Armando. Formação de professores e integração das tecnologias: construindo uma nova racionalidade. Campinas: UNICAMP/NIED, 2003.
ZABALA, Antoni. Didática e prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Sandro Christovam Bearare (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.