A psicopedagogia técnica na formação de instrutores de tiro como ferramenta de autonomia

Technical psychopedagogy in the training of shooting instructors as a tool for autonomy

Autores

  • Sandro Christovam Bearare Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1379

Palavras-chave:

formação de instrutores; ensino técnico; armas de fogo; autonomia; pedagogia aplicada; atualização profissional; educação crítica.

Resumo

A formação de instrutores de armamento e tiro precisa ir além da técnica operativa. É necessário desenvolver uma postura profissional voltada à transmissão clara do conhecimento, à construção da autonomia do aluno e à busca constante por evolução. Este artigo propõe uma reflexão prática sobre o papel do instrutor como educador técnico, e não como figura central de referência pessoal. Com base em fundamentos pedagógicos e na observação de cenários reais de ensino, o texto discute os riscos de uma formação centrada em vaidade, performance e autoridade, defendendo em seu lugar uma prática voltada ao estudo, à repetição com objetivo, ao feedback construtivo e ao incentivo à pesquisa. O bom instrutor não busca ser seguido, mas superado. Ele ensina para que outros façam melhor. O objetivo deste estudo é estimular uma nova geração de formadores que pensem, ensinem, testem e evoluam com base em conhecimento sólido, ética didática e compromisso técnico com a área de segurança.

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Biografia do Autor

  • Sandro Christovam Bearare

    Engenheiro Eletricista, MBA em Engenharia de Produção, Pós-graduado em Logística, psicopedagogia e extensão em neurociência. Especialista em segurança, na formação e treinamento de profissionais na área de armamento e tiro, com vasta experiência em desenvolvimento de projetos, processos logísticos e coordenação de equipes, consultor em segurança e palestrante.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

12.09.2025

Como Citar

BEARARE, Sandro Christovam. A psicopedagogia técnica na formação de instrutores de tiro como ferramenta de autonomia: Technical psychopedagogy in the training of shooting instructors as a tool for autonomy. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1379. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1379. Acesso em: 1 out. 2025.