Psicanálise relacional na clínica escola: Contribuições para a formação ética de psicoterapeutas
Relational psychoanalysis in the teaching clinic: contributions to the ethical training of psychotherapists
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1470Palavras-chave:
Psicanálise relacional; Formação de psicoterapeutas; Estágio clínico supervisionado; Dimensões éticas da clínica.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a psicanálise relacional como prática clínica e sua contribuição à formação de psicoterapeutas durante o estágio obrigatório de final de curso em Psicologia. Com base em revisão teórica e relatos clínicos adaptados, vivenciados na clínica-escola da Universidade da Amazônia, destaca-se o vínculo intersubjetivo como eixo central da escuta, deslocando o foco dos modelos intrapsíquicos clássicos da ortodoxia freudiana. A atitude relacional é sustentada por presença, rêverie, implicação afetiva, escuta corporal e reconhecimento ético — dimensões que orientam o gesto clínico e a postura do terapeuta em formação. Tais eixos evidenciam que o sofrimento psíquico como experiência vivida, situada e compartilhada pode ser reelaborada e amenizada pelo horizonte de sentidos que emergem do encontro analítico. Os relatos de caso clínicos foram elaborados em primeira pessoa, inspirados na proposta de Mauro Amatuzzi (1996) sobre a versão de sentido, e resguardam a confidencialidade por meio de adequações éticas e narrativas. O trabalho evidencia que, no estágio supervisionado, a clínica relacional pode transformar não apenas o paciente, mas também o terapeuta em formação.
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