Psicanálise relacional na clínica escola: Contribuições para a formação ética de psicoterapeutas

Relational psychoanalysis in the teaching clinic: contributions to the ethical training of psychotherapists

Autores

  • Cássio Silveira Franco Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1470

Palavras-chave:

Psicanálise relacional; Formação de psicoterapeutas; Estágio clínico supervisionado; Dimensões éticas da clínica.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a psicanálise relacional como prática clínica e sua contribuição à formação de psicoterapeutas durante o estágio obrigatório de final de curso em Psicologia. Com base em revisão teórica e relatos clínicos adaptados, vivenciados na clínica-escola da Universidade da Amazônia, destaca-se o vínculo intersubjetivo como eixo central da escuta, deslocando o foco dos modelos intrapsíquicos clássicos da ortodoxia freudiana. A atitude relacional é sustentada por presença, rêverie, implicação afetiva, escuta corporal e reconhecimento ético — dimensões que orientam o gesto clínico e a postura do terapeuta em formação. Tais eixos evidenciam que o sofrimento psíquico como experiência vivida, situada e compartilhada pode ser reelaborada e amenizada pelo horizonte de sentidos que emergem do encontro analítico. Os relatos de caso clínicos foram elaborados em primeira pessoa, inspirados na proposta de Mauro Amatuzzi (1996) sobre a versão de sentido, e resguardam a confidencialidade por meio de adequações éticas e narrativas. O trabalho evidencia que, no estágio supervisionado, a clínica relacional pode transformar não apenas o paciente, mas também o terapeuta em formação.

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Biografia do Autor

  • Cássio Silveira Franco

     – Universidade da Amazônia (UNAMA/Acre)

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

FRANCO, Cássio Silveira. Psicanálise relacional na clínica escola: Contribuições para a formação ética de psicoterapeutas: Relational psychoanalysis in the teaching clinic: contributions to the ethical training of psychotherapists. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1470. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1470. Acesso em: 10 out. 2025.