Otimização da Cadeia de Suprimentos em Centro de Distribuição de Produtos Farmacêuticos
Supply Chain Optimization in a Pharmaceutical Product Distribution Center
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1833Palavras-chave:
Cadeia de Suprimentos, Centro de Distribuição, LogísticaResumo
A área da logística farmacêutica existe desde a antiguidade, mas não na velocidade que conhecemos hoje! Isto se dá, devido a execução da cadeia de suprimentos, que é um conjunto de atividades funcionais cumpridas em um centro de distribuição. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e compreender o processo logístico no setor farmacêutico, que consiste em: receber, movimentar, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto na quantidade certa às farmácias com a melhor eficiência possível. A cadeia de suprimentos nos permite identificar oportunidades de melhorias e assim tomar as melhores decisões, visto que se trata de um processo sincronizando e quando uma tarefa não é cumprida tem grande impacto nas atividades da empresa. A metodologia aplicada para desenvolvimento desse estudo, foi a revisão bibliográfica de artigos científicos já publicados na internet em base de dados confiáveis considerando um tempo de publicação dos últimos 20 anos. Cabe ressaltar que foi realizada uma visita em um centro de distribuição, com intuito de tornar este estudo o mais próximo da realidade. Portanto, mediante aos artigos analisados, o trabalho expõe o seguinte questionamento: será que a cadeia de suprimentos praticada no centro de distribuição é de fato eficiente? Justifica-se a escolha do tema após uma visita realizada no centro de distribuição da empresa y denominada ficticiamente, onde foi observado a importância da execução correta entre todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Downloads
Referências
BATEMAN, R. E. et al. System improvidente using simulation. Promodel Corporation, 1997.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265–274, 2006.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 6. ed. Tradução: S. Nascimento. São Paulo: Pearson, 2016.
CHRISTOPHER, M. Logística e gestão da cadeia de suprimentos. 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
HONG, Y. C. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 1999.
HOURY, I. H.; SOUZA, A. de F.; OLIVEIRA, M. H. S. Processo de compras nas organizações: um estudo sobre suas características. 2021–2022.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. M. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LIMA, M. P. Armazenagem: considerações sobre a atividade de picking. Rio de Janeiro: Centro de Estudos em Logística – CEL, COPPEAD/UFRJ, 2002.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996.
MORAIS, W. J.; PAIVA, C. S.; COSTA, R. A. C. O centro de distribuição e o supply chain management. Revista Portuguesa de Gestão Contemporânea, v. 2, n. 2, p. 1–13, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/546009.1-9
MOREIRA, R.; SILVA, P. A cadeia de suprimentos farmacêutica: desafios e perspectivas. 2019.
MOURA, T.; VIEIRA, C. Gestão de estoques e conformidade no setor farmacêutico. 2021.
OLIVEIRA, J.; RAMOS, L. Digitalização da logística farmacêutica. 2023.
PIRES, F. E. B. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: tendências da indústria automobilística brasileira. Revista Tecnologística, n. 2, 2003.
POZO, H. Administração de recursos materiais patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SANTOS, M. et al. Automação no controle de estoque em centros de distribuição. 2022.
SCHROEDER, B.; WIERMAN, A.; HARCHOL-BALTER, M. Closed versus open system models and their impact on performance and scheduling. In: Symposium on Networked Systems Design and Implementation (NSDI). 2006.
SILVA, L. R. T. da; SEVERINO, M. R. Análise do papel estratégico da gestão da manutenção na indústria de mineração. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 2018.
SIMCHI-LEVI, D. et al. Projetando e gerenciando a cadeia de suprimentos. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Viviane dos Santos Lopes Vanitelli (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





