A Importância Do Estímulo Hipocampal Na Detecção De Substâncias Entorpecentes Pelos Cães Farejadores Da Polícia Militar Nas Operações Em Áreas Complexas: Uma Análise Da Memória Olfativa Canina Para Emprego Policial
The Importance Of Hippocampal Stimulation In The Detection Of Narcotic Substances By Military Police Detection Dogs In Operations In Complex Areas: An Analysis Of Canine Olfactory Memory For Police Use
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2026.2052Palavras-chave:
Hipocampo, Memória olfativa, DetecçãoResumo
O objetivo central desta pesquisa é levantar a importância do estímulo hipocampal na detecção de substâncias entorpecentes pelos cães farejadores da polícia militar nas operações em áreas complexas, por meio de uma análise da memória olfativa canina para emprego policial. Para isso, utilizaram-se como instrumentos metodológicos a pesquisa qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica em artigos, livros e revista, relacionados à área temática abordada. Para com isso, identificar a importância da memória olfativa dos cães nas operações de busca de entorpecentes. Os resultados bibliográficos revelam o estudo do hipocampo canino tem se mostrado uma ferramenta valiosa no treinamento e, em consequência, nas operações policiais por buscas de entorpecentes, visto que o hipocampo se apresenta como um marcador importante na memória olfativa canina quando na detecção dos compostos voláteis provenientes dos entorpecentes.
Downloads
Referências
AMAZONAS. Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Amazonas. Lei 1.154 de 09 de Dezembro de 1975. Diário Oficial do Estado do Amazonas, Amazonas, AM. 1975.
BAZILIO, Bruno Tiemann. Adestramento e bem-estar de cães na medicina veterinária: revisão de literatura. 2023.
BECK, Alan; KATCHER, Aaron. Between Pets and People: The importance of Animal Companionship. West Lafayette, Indiana: Purdue University Press, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 1988.
________. Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. 2006.
DO VALLE, Vitor Batista. A capacidade e a precisão olfativa dos cães a serviço do homem. Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar, v. 3, n. 5, 2022.
GAGE, F. Mammalian neural stem cells. Science 2000;287:1433-1438.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOULD, E., REEVES A.J.. Hippocampal neurogenesis in adult old world canines. PNAS 1999;96:5263-5267.
LOPES, M. L. S. Seleção e Adestramento de Cães Policiais. Universidade Federal Rural De Pernambuco Curso De Graduação Em Zootecnia. 2019.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração análise e interpretação de dados. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 1996.
SELLTIZ, Jahoda Deutsch. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: E.P.U, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2026 Jônatas Torres da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


