Ecossistema de inovação da iati-fema: um olhar para a cultura de inovação e solução de desafios reais através da colaboração
Iati-fema innovation ecosystem: a look at the culture of innovation and solving real-world challenges through collaboration
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.955Palavras-chave:
Ecossistema. Inovação. Colaboração.Resumo
Este estudo investiga o ecossistema de inovação da Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação (IATI) da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), com foco na cultura de inovação e na resolução de desafios reais por meio da colaboração entre as empresas participantes. O estudo concentra-se em identificar as práticas de inovação, os desafios enfrentados e os benefícios obtidos pelas empresas que fazem parte desse ecossistema. A questão central é: quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas no ecossistema de inovação da IATI-FEMA e como a colaboração contribui para superá-los? O objetivo é examinar a cultura de inovação e a solução de desafios reais nesse ambiente colaborativo. A relevância do estudo está em contribuir para a compreensão dos processos de inovação e colaboração entre as empresas, fornecendo insights valiosos para melhorar essas práticas e promover o desenvolvimento regional. O referencial teórico aborda conceitos essenciais sobre ecossistemas de inovação, os principais agentes envolvidos e os benefícios de integrar esse ambiente, com foco específico no ecossistema da IATI-FEMA. A pesquisa utiliza a metodologia de pesquisa-ação, com técnicas como pesquisa bibliográfica, questionários semiestruturados e observação participante, analisando os dados pelo método hipotético-dedutivo. O estudo oferece insights sobre a cultura de inovação e a colaboração dentro da IATI-FEMA, identifica oportunidades de melhoria nas práticas empresariais e contribui para a formulação de políticas que promovem o desenvolvimento sustentável do ecossistema.
Downloads
Referências
BATES, T. Educar na era digital [livro eletrônico]: design, ensino e aprendizagem / A. W. (Tony) Bates; [tradução João Mattar]. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. (Cole-ção tecnologia educacional; 8). 12.356 Kb; PDF. Disponível em: https://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
BLIKSTEIN, P. Fabricação Digital e 'Fazer' na Educação: A Democratização da Invenção. 2013. In: FabLab Book. Disponível em: https://tltl.stanford.edu/publications/papers-or-book-chapters/digital-fabricat. Acesso em: 23 fev. 2024.
BLIKSTEIN, P.; SILVA, R. B. e; CAMPOS, F.; MACEDO, L. Tecnologias para uma educação com equidade. PARCERIA: Novo Horizonte para o Brasil. RELATÓRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL, Brasília, mar. 2021. Disponível em: REL6_d3e_Tecnologia_AF-digital_v6_2204-2.pdf (tltlab.org). Acesso em: 23 fev. 2024.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
BRASIL. LEI Nº 14.533, DE 11 DE JANEIRO DE 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14533.htm. Acesso em: 10 jul. 2024.
CAVALCANTE, L. T. C.; OLIVEIRA, A. A. S. de. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 82-100, jan./abr. 2020. DOI: 10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100 DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100
CIEB. NOTAS TÉCNICAS #16: Inteligência Artificial na Educação. SEIJI ISOTANI (USP); SANTANA PINTO, I. B. (UFAL). Disponível em: https://cieb.net.br/publicacoes/inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: 28 out. 2024.
COUTINHO, D. A. O consumidor e modulação algorítmica de comportamento: a influência da inteligência artificial por meio de algoritmos no poder decisório. eBook. São Paulo: Editora Dialética, 2021. ISBN: 9786525203751. Disponível em: https://search.worldcat.org/pt/title/1262193591. Acesso em: 21 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-0375-1
PINTO, Á. V. do. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. I, p. 1-531.
TAVARES, L. A.; MEIRA, M. C.; AMARAL, S. F. do. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 48699-48714, jul. 2020. ISSN 2525-8761. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-496
VICCARI, R. M. Linha do tempo destaca marcos históricos da aplicação da inteligência artificial na educação - no Brasil e no mundo. Inovações em Educação, 2023. Disponível em: https://porvir.org/linha-do-tempo-historia-da-inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: 19 jan. 2024.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Denise Felber Chaves, Nedisson Luis Gessi, Mariel da Silva Haubert, Juliane Colpo, Cleiton Edmundo Baumgratz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.