Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate

Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate

Authors

  • Adriano Rosa da Silva Author

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1042

Keywords:

Learning difficulties; School inclusion; Pedagogical practice.

Abstract

The central theme of this study is to highlight theoretical and practical aspects of specific learning difficulties at school, as a multi-causal phenomenon, from an interdisciplinary perspective, with the aim of understanding how the construction of reading and writing knowledge occurs, as well as the development of logical mathematical reasoning by children. The methodology adopted was descriptive qualitative research, which made it possible to reach results on how to explore inclusive pedagogical strategies and practices with a view to providing school support to students with learning difficulties. Notes were raised in order to characterize four specific learning difficulties, among those most frequently found in the literature: dyslexia, dysgraphia, dysorthography and dyscalculia. Thus, the contributions of scientific theories related to this area were used as a starting point, observing the current state of the art of research on the subject, by revisiting or reviewing research and discussions already published on the subject. To support these questions, the theoretical framework of authors who problematize this theme was sought.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Adriano Rosa da Silva

    URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/7228184007145445

    [1] Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrando em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ) e em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem (UFRJ).

    [1] Dizer que a criança deve construir seu próprio conhecimento não implica que o professor fique sentado, se omita e deixe a criança inteiramente só. O professor pode criar um ambiente no qual a criança tenha um papel importante e a possibilidade de decidir sobre si mesma como desempenhar a responsabilidade que aceitou livremente (KAMII, 2002, p.50).

    [1] A inteligência lógico matemática manifesta-se pela capacidade e sensibilidade para discernir padrões lógicos ou numéricos e a capacidade de trabalhar com longas cadeias de raciocínio (ANTUNES, 2009, p. 17).

    [1] De acordo com Martins (2010, p. 53), a descrição constitui grande importância no desenvolvimento da pesquisa qualitativa, em que todos os dados da realidade são considerados importantes e, em razão disso, o pesquisador deve atentar para o maior número possível de elementos presentes na situação investigada.

    [1] Na abordagem qualitativa, a preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, de modo que o interesse do pesquisador é verificar como um determinado problema se manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas interações cotidianas. Assim, buscou-se retratar sistematicamente a complexidade das questões imanentes às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar (LÜDCKE, 1986, p. 12).

References

AINSCOW, M. Necesidades especiales en el aula. Guía para la formación del profesorado. Paris: UNESCO; Madrid: NARCEA, 1995.

ANTUNES, Celso. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BARBEIRO, L. Aprendizagem da ortografia. Porto: Edições Asa, 2007.

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 568 p.

CARRAHER, Terezinha Nunes. Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CORREIA, Luis M. Dificuldades de aprendizagem específicas: contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora, 2008.

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, profesores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

FERNÁNDEZ, Alicia. A atenção aprisionada: psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre: Penso, 2012. 235 p.

_________________. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, 1991. 261 p.

_________________. Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

_______________. O ato de ler evolui: depoimento. Entrevistadora Denise Pellegrini. In: Nova Escola: o site do professor. São Paulo, n° 143, jun. 2001. [Online]. Disponível em: <http://novaescola.abril.com.br>. Acesso em: 22 de mai. 2025.

KAMII, Constance. A criança e o número. 30. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

LÜDCKE, Menga. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Joel. A pesquisa qualitativa. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MORAES, A. C. Atividades lúdicas na escola de crianças e adultos. Tese/CFCH /UFRJ, Rio de janeiro, 1997.

MOYSÉS, Lúcia. O desafio de saber ensinar. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

PAÍN, Sara. Diagnósticos e tratamentos dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

ROCHA, A. B. O. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.2, Jul/Dez, 2017. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-1-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA.pdf Acesso em: 20 mai. 2025.

SAMPAIO, S. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Simaia Sampaio. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

SANCHÉZ-CANO, M.; BONALS, J. (org.) Avaliação psicopedagógica. Reimp. Tradução: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SOARES, Magda. Letramento: um Tema em três gêneros. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 128p.

TIRIBA, Léa. Educar e Cuidar: buscando a teoria para compreender discursos e práticas. In: KRAMER, Sônia (org.). Profissionais de educação infantil e(m) Formação. São Paulo, editora: Ática, 2005.

TORRES R.; FERNÁNDEZ P. Dislexia, disortografia e disgrafia. Portugal. McGraw- Hill, 2002.

VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do. Brincar de aprender: uni-duni-tê: o escolhido foi você! Rio de Janeiro: Wark Editora, 2008.

ZORZI, J. L. Guia prático para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem: dislexias e outros distúrbios. Pinhais: Melo; 2008.

Published

2025-05-28

How to Cite

SILVA , Adriano Rosa da. Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate: Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate. Multidisciplinary Scientific Journal The Knowledge, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1042. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1042. Acesso em: 5 sep. 2025.