Dificuldades de aprendizagem e inclusão escolar: teorias e práticas contemporâneas em debate
Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1042Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem; Inclusão escolar; Prática pedagógica.Resumo
O tema central do presente estudo é destacar aspectos teóricos e práticos acerca das dificuldades específicas de aprendizagem escolar, como um fenômeno pluricausal, numa perspectiva interdisciplinar, tendo como objetivo conhecer como acontece a construção dos conhecimentos de leitura e escrita, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático pela criança. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva, o que possibilitou chegar a resultados acerca de como explorar estratégias e práticas pedagógicas inclusivas com vistas ao atendimento escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado. Foram levantados apontamentos no sentido de caracterizar quatro dificuldades específicas de aprendizagem, dentre as mais recorrentemente encontradas na literatura: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Dessa forma, partiu-se das contribuições das teorias científicas atinentes a essa área, observando-se, assim, o atual estado da arte das pesquisas sobre o assunto, ao revisitar ou revisar pesquisas e discussões já publicadas sobre o tema. Para fundamentar essas questões, buscou-se o referencial teórico de autores que problematizam. essa temática
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