Dificuldades de aprendizagem e inclusão escolar: teorias e práticas contemporâneas em debate

Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate

Autores

  • Adriano Rosa da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1042

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem; Inclusão escolar; Prática pedagógica.

Resumo

O tema central do presente estudo é destacar aspectos teóricos e práticos acerca das dificuldades específicas de aprendizagem escolar, como um fenômeno pluricausal, numa perspectiva interdisciplinar, tendo como objetivo conhecer como acontece a construção dos conhecimentos de leitura e escrita, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático pela criança. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva, o que possibilitou chegar a resultados acerca de como explorar estratégias e práticas pedagógicas inclusivas com vistas ao atendimento escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado. Foram levantados apontamentos no sentido de caracterizar quatro dificuldades específicas de aprendizagem, dentre as mais recorrentemente encontradas na literatura: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Dessa forma, partiu-se das contribuições das teorias científicas atinentes a essa área, observando-se, assim, o atual estado da arte das pesquisas sobre o assunto, ao revisitar ou revisar pesquisas e discussões já publicadas sobre o tema. Para fundamentar essas questões, buscou-se o referencial teórico de autores que problematizam. essa temática

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Biografia do Autor

  • Adriano Rosa da Silva

    URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/7228184007145445

    [1] Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrando em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ) e em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem (UFRJ).

    [1] Dizer que a criança deve construir seu próprio conhecimento não implica que o professor fique sentado, se omita e deixe a criança inteiramente só. O professor pode criar um ambiente no qual a criança tenha um papel importante e a possibilidade de decidir sobre si mesma como desempenhar a responsabilidade que aceitou livremente (KAMII, 2002, p.50).

    [1] A inteligência lógico matemática manifesta-se pela capacidade e sensibilidade para discernir padrões lógicos ou numéricos e a capacidade de trabalhar com longas cadeias de raciocínio (ANTUNES, 2009, p. 17).

    [1] De acordo com Martins (2010, p. 53), a descrição constitui grande importância no desenvolvimento da pesquisa qualitativa, em que todos os dados da realidade são considerados importantes e, em razão disso, o pesquisador deve atentar para o maior número possível de elementos presentes na situação investigada.

    [1] Na abordagem qualitativa, a preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, de modo que o interesse do pesquisador é verificar como um determinado problema se manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas interações cotidianas. Assim, buscou-se retratar sistematicamente a complexidade das questões imanentes às dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar (LÜDCKE, 1986, p. 12).

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Arquivos adicionais

Publicado

28.05.2025

Como Citar

SILVA , Adriano Rosa da. Dificuldades de aprendizagem e inclusão escolar: teorias e práticas contemporâneas em debate: Learning difficulties and school inclusion: contemporary theories and practices under debate. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1042. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1042. Acesso em: 5 set. 2025.