Transformação digital por meio de controladores lógicos programáveis e sistemas de controle distribuído para análise estratégica de ROI e produtividade industrial
Digital transformation through programmable logic controllers and distributed control systems for strategic analysis of ROI and industrial productivity
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2026.1967Palavras-chave:
Controladores Lógicos Programáveis. Sistemas de Controle Distribuído. Automação Industrial. Retorno sobre Investimento. Produtividade. Indústria 4.0. Transformação Digital.Resumo
As empresas enfrentam crescente pressão para maximizar o retorno de seus investimentos de capital e reduzir o tempo necessário para levar novos produtos do design à produção em larga escala. Este estudo apresenta uma análise da evolução dos sistemas de automação industrial, com ênfase particular nos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e Sistemas de Controle Distribuído (DCS), examinando seus impactos técnicos e econômicos nas organizações industriais. A pesquisa utiliza revisão sistemática de literatura para documentar a trajetória histórica desde o primeiro sistema de controle industrial baseado em computador instalado em 1959 até os sistemas virtualizados contemporâneos da Indústria 4.0 e 5.0. Os resultados demonstram que a implementação de DCS gerou receitas substanciais, com empresas como Honeywell obtendo US$ 100 milhões apenas no primeiro ano após lançamento do TDC 2000 em 1975. A análise revela que sistemas automatizados aumentam a produtividade em proporção de dois para um quando comparados a processos manuais, além de proporcionar melhorias significativas em segurança operacional, controle de qualidade e flexibilidade produtiva. O estudo conclui que a automação bem implementada oferece retorno mensurável sobre investimento, mas o equilíbrio ideal de benefícios depende fundamentalmente do alinhamento entre estratégia de automação e objetivos específicos de negócio de cada organização. A projeção de US$ 209 bilhões em receita para o mercado de automação industrial até 2020 evidencia a relevância econômica crescente dessas tecnologias.
Downloads
Referências
AGUIRRE, et al. Enciclopédia de automática: controle e automação. 11. ed. São Paulo: Blucher, 2016.
ASHTON, K. Internet das Coisas, nova revolução da conectividade. Inovação em Pauta, Porto Alegre, n. 18, p. 6–9, 2014.
BESEN, N. Sistema domótico para automação e controle de um cômodo residencial. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Tecnologias em Desenvolvimento de Sistemas) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2015.
BORRACHA, A. M. L. G. Laboratório remoto de automação industrial. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2018.
BRANQUINHO, M. A. Segurança de automação industrial e SCADA. São Paulo: GEN LTC, 2014.
CHAMUSCA, A. Domótica & segurança eletrônica. 10. ed. São Paulo: Ingenium, 2016.
FLEURY, A. C. C. Automação na indústria metal-mecânica: tendências da organização do trabalho e da produção. Revista de Administração, v. 44, n. 11, p. 49–61, 2014.
FRANCHI, C. M.; CAMARGO, V. L. A. Controladores lógicos programáveis: sistemas discretos. 2. ed. São Paulo: Érica, 2018.
GEORGINI, J. M. Automação aplicada: descrição e implementação de sistemas sequenciais com PLCs. 9. ed. São Paulo: Érica, 2018.
JUGEND, D. Desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas de base tecnológica: práticas de gestão no setor de automação de controle de processos. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
MARQUES, R. M. O impacto da automação microeletrônica na organização do trabalho em duas montadoras brasileiras. Revista de Economia Política, v. 20, n. 13, p. 62–78, 2014.
MORAES, C. C.; CASTRUCCI, P. L. Engenharia de automação industrial. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
PEREIRA NETO, É.; PAIVA, V. W. M. M. C.; MEZA, E. B. M.; VIANNA, D. S. Aplicação do método AHP clássico na escolha de um modelo de controlador lógico programável (CLP) para a instalação em um novo projeto de plataforma marítima. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 10., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2014.
RIBEIRO, T.; OLIVEIRA, S. Projeto de um gateway para automação residencial. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 1, n. 1, p. 112–134, 2016. DOI: https://doi.org/10.25286/repa.v1i1.150
ROSÁRIO, J. M. Princípios de mecatrônica. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2014.
SILVEIRA, P. R.; SANTOS, W. E. Automação e controle discreto. 9. ed. São Paulo: Érica, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2026 Welington de Souza Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


