“Comunicação clara e acessível como ferramenta de Educação Financeira em populações vulneráveis”

“Clear and Accessible Communication as a Tool for Financial Education in VulnerablePopulations”

Autores

  • Gislene Martins Robles Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.1094

Palavras-chave:

Educação financeira. Comunicação acessível. Populações vulneráveis. Letramento financeiro. Linguagem clara

Resumo

Este artigo analisa a importância da comunicação clara e acessível como ferramenta estratégica para a promoção da educação financeira em populações vulneráveis. Considerando o cenário brasileiro de desigualdade educacional e exclusão bancária, o estudo discute como a linguagem técnica, frequentemente utilizada em conteúdos financeiros, dificulta a compreensão e a aplicação prática dos conceitos por parte da população de baixa renda. A pesquisa se baseia em estudos nacionais e internacionais que abordam o letramento financeiro, a simplificação da linguagem e o uso de tecnologias sociais. Destaca-se o papel da comunicação humanizada e culturalmente adaptada para garantir o acesso efetivo à informação e promover a autonomia econômica. O artigo propõe, ainda, diretrizes práticas para ações educativas, com foco na inclusão, na linguagem acessível e no uso de formatos multimodais. Conclui-se que a comunicação não é um aspecto secundário, mas um elemento central na eficácia de programas de educação financeira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene Martins Robles

    Executive MBA in Credit – Saint Paul Business School.
    Pós-graduada em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas.

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Cidadania financeira. Brasília: Bacen, 2020. Disponível em:

https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/.

FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Projeto Finanças para a Vida: relatório de impacto. Belo

Horizonte: Fundação Dom Cabral, 2020.

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório de mídias digitais na educação financeira popular. São Paulo:

Fundação Lemann, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Acesso à internet e à

televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. Brasília: IBGE, 2021.

INSTITUTO REDE MULHER EMPREENDEDORA. Mulheres em ação: relatório de oficinas

de educação financeira. São Paulo: IRME, 2018.

INSTITUTO UNIBANCO. Educação financeira para todos: um aplicativo para adolescentes.

São Paulo: Instituto Unibanco, 2019.

LIMA, Raquel et al. Efeitos da linguagem audiovisual na educação financeira em redes sociais.

Revista Comunicação & Educação, Brasília, v. 26, n. 3, p. 145-162, 2021.

MACHADO, Pedro Henrique. Educação financeira e influenciadores digitais: análise do canal

Me Poupe!. São Paulo: Fundação Getulio Vargas – FGV, 2021.

OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT.

Financial literacy and inclusion: OECD/INFE policy handbook. Paris: OECD Publishing, 2018.

PAIVA, Raquel; SOUSA, Gustavo. Educação financeira como prática comunicacional: o papel da

linguagem simples. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 385-

, 2020.

SAÚDE E ALEGRIA. Educação financeira ribeirinha: projeto piloto em comunidades da

Amazônia. Santarém: ONG Saúde e Alegria, 2019.

SILVA, Débora; BARRETO, Caio. Comunicação popular e educação financeira: análise

etnográfica em comunidades ribeirinhas. Revista Amazônia em Foco, Belém, v. 11, n. 1, p. 55-72,

UNESCO. Global financial literacy survey: building financial resilience through education. Paris:

UNESCO Publishing, 2019.

SHIFFMAN, Saul et al. Relapse research: Advances and implications for smoking cessation.

Health Psychology, v. 19, p. 21–27, 2000. DOI: https://doi.org/10.1037//0278-6133.19.1.21

TANG, Yi-Yuan et al. The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience,

v. 16, n. 4, p. 213–225, 2015. DOI: https://doi.org/10.3917/pour.225.0213

WHO – World Health Organization. WHO Report on the Global Tobacco Epidemic 2020. Geneva:

WHO, 2020.

WHITTAKER, Robyn et al. Mobile phone-based interventions for smoking cessation. Cochrane

Database of Systematic Reviews, n. 10, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

24.06.2024

Como Citar

ROBLES, Gislene Martins. “Comunicação clara e acessível como ferramenta de Educação Financeira em populações vulneráveis”: “Clear and Accessible Communication as a Tool for Financial Education in VulnerablePopulations”. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.1094. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1094. Acesso em: 5 set. 2025.