“Comunicação clara e acessível como ferramenta de Educação Financeira em populações vulneráveis”
“Clear and Accessible Communication as a Tool for Financial Education in VulnerablePopulations”
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.1094Palavras-chave:
Educação financeira. Comunicação acessível. Populações vulneráveis. Letramento financeiro. Linguagem claraResumo
Este artigo analisa a importância da comunicação clara e acessível como ferramenta estratégica para a promoção da educação financeira em populações vulneráveis. Considerando o cenário brasileiro de desigualdade educacional e exclusão bancária, o estudo discute como a linguagem técnica, frequentemente utilizada em conteúdos financeiros, dificulta a compreensão e a aplicação prática dos conceitos por parte da população de baixa renda. A pesquisa se baseia em estudos nacionais e internacionais que abordam o letramento financeiro, a simplificação da linguagem e o uso de tecnologias sociais. Destaca-se o papel da comunicação humanizada e culturalmente adaptada para garantir o acesso efetivo à informação e promover a autonomia econômica. O artigo propõe, ainda, diretrizes práticas para ações educativas, com foco na inclusão, na linguagem acessível e no uso de formatos multimodais. Conclui-se que a comunicação não é um aspecto secundário, mas um elemento central na eficácia de programas de educação financeira.
Downloads
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Cidadania financeira. Brasília: Bacen, 2020. Disponível em:
https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/.
FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Projeto Finanças para a Vida: relatório de impacto. Belo
Horizonte: Fundação Dom Cabral, 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório de mídias digitais na educação financeira popular. São Paulo:
Fundação Lemann, 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Acesso à internet e à
televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. Brasília: IBGE, 2021.
INSTITUTO REDE MULHER EMPREENDEDORA. Mulheres em ação: relatório de oficinas
de educação financeira. São Paulo: IRME, 2018.
INSTITUTO UNIBANCO. Educação financeira para todos: um aplicativo para adolescentes.
São Paulo: Instituto Unibanco, 2019.
LIMA, Raquel et al. Efeitos da linguagem audiovisual na educação financeira em redes sociais.
Revista Comunicação & Educação, Brasília, v. 26, n. 3, p. 145-162, 2021.
MACHADO, Pedro Henrique. Educação financeira e influenciadores digitais: análise do canal
Me Poupe!. São Paulo: Fundação Getulio Vargas – FGV, 2021.
OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT.
Financial literacy and inclusion: OECD/INFE policy handbook. Paris: OECD Publishing, 2018.
PAIVA, Raquel; SOUSA, Gustavo. Educação financeira como prática comunicacional: o papel da
linguagem simples. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 385-
, 2020.
SAÚDE E ALEGRIA. Educação financeira ribeirinha: projeto piloto em comunidades da
Amazônia. Santarém: ONG Saúde e Alegria, 2019.
SILVA, Débora; BARRETO, Caio. Comunicação popular e educação financeira: análise
etnográfica em comunidades ribeirinhas. Revista Amazônia em Foco, Belém, v. 11, n. 1, p. 55-72,
UNESCO. Global financial literacy survey: building financial resilience through education. Paris:
UNESCO Publishing, 2019.
SHIFFMAN, Saul et al. Relapse research: Advances and implications for smoking cessation.
Health Psychology, v. 19, p. 21–27, 2000. DOI: https://doi.org/10.1037//0278-6133.19.1.21
TANG, Yi-Yuan et al. The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience,
v. 16, n. 4, p. 213–225, 2015. DOI: https://doi.org/10.3917/pour.225.0213
WHO – World Health Organization. WHO Report on the Global Tobacco Epidemic 2020. Geneva:
WHO, 2020.
WHITTAKER, Robyn et al. Mobile phone-based interventions for smoking cessation. Cochrane
Database of Systematic Reviews, n. 10, 2019.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Gislene Martins Robles (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.