Análise fatorial confirmatória e análise de espaço menor na avaliação de valores motivacionais: um estudo com instrutores da educação profissional do serviço nacional de aprendizagem industrial (Senai) do Rio Grande do Sul
Confirmatory factor analysis and smallest space analysis in the evaluation of motivational values: a study with vocational education instructors from the national service for industrial training (Senai) in Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1112Palavras-chave:
Valores Humanos; Educação Profissional; Métodos ComparativosResumo
Este estudo compara a Análise Fatorial Confirmatória (CFA) e a Análise de Espaço Menor (SSA) na avaliação dos valores motivacionais de 364 instrutores do SENAI-RS, usando o PVQ-20. A CFA confirmou os dez fatores de Schwartz, apresentando bom ajuste e correlações coerentes. A SSA reproduziu o mapa circular esperado, com agrupamentos teóricos e leves sobreposições típicas do contexto docente. Ambos os métodos convergiram em evidências-chave - coesão Benevolência-Universalismo e oposição Autodireção-Conformidade -, mas revelaram nuanças distintas: a SSA mostrou proximidade entre valores normativos e pró-sociais, não captada pela CFA. A comparação indica complementaridade analítica, permitindo caracterizar o perfil valorativo dos educadores de forma mais abrangente. Os achados orientam programas de formação docente, alinhamento institucional e políticas educacionais ancoradas em valores.
Downloads
Referências
BORG, I.; GROENEN, P. J. F. Modern multidimensional scaling: Theory and applications. 2. ed. New York: Springer, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/0-387-28981-X. Acesso em: 23 jun. 2025.
BORG, I.; GROENEN, P. J. F. Escalonamento multidimensional moderno: teoria e aplicações. Heidelberg: Springer Science & Business Media, 2007.
CAPONE, V.; JOSHANLOO, M.; PARK, M. S. A. Burnout, depression, efficacy beliefs, and work-related variables among school teachers. International Journal of Educational Research, Oxford, v. 95, p. 97–108, 2019. doi:10.1016/j.ijer.2019.02.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.02.001
CIECIUCH, J.; SCHWARTZ, S. H. The number of distinct basic values and their structure assessed by PVQ-40. Journal of Personality Assessment, New York, v. 94, n. 3, p. 321–328, 2012. doi:10.1080/00223891.2012.655817. DOI: https://doi.org/10.1080/00223891.2012.655817
DAVIDOV, E.; SCHMIDT, P.; SCHWARTZ, S. H. Bringing values back in: The adequacy of the European Social Survey to measure values in 20 countries. Public Opinion Quarterly, New York, v. 72, n. 3, p. 420–445, 2008. Disponível em: https://www.ssoar.info/. Acesso em: 20 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1093/poq/nfn035
DE LEEUW, J.; MAIR, P. smacof: Multidimensional scaling (Version 2.1-5) [Computer software]. R Foundation for Statistical Computing, 2023. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=smacof. Acesso em: 18 jun. 2025.
GRANT, S. An exploratory study of values alignments in a teacher professional development digital badge system. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, 2017. Disponível em: https://cdr.lib.unc.edu/concern/dissertations/2z10wq61n. Acesso em: 16 jun. 2025.
HU, L. T.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, Philadelphia, v. 6, n. 1, p. 1–55, 1999. doi:10.1080/10705519909540118. DOI: https://doi.org/10.1080/10705519909540118
IBM CORPORATION. IBM SPSS Statistics for Windows (Version 29.0) [Computer software]. Armonk, NY: IBM, 2022. Disponível em: https://www.ibm.com/products/spss-statistics. Acesso em: 27 jun. 2025.
OESCHGER, T. P.; et al. Value-related educational goals of primary school teachers: A comparative study in two European countries. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 15, Art. 1458393, 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2024.1458393/full. Acesso em: 30 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1458393
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing (Version 4.3.2) [Computer software]. Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2023. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 11 jun. 2025.
ROSSEEL, Y. lavaan: Latent Variable Analysis (Version 0.6-17) [R package]. CRAN, 2023. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=lavaan. Acesso em: 12 jun. 2025.
SAMBIASE, M. F.; TEIXEIRA, M. L. M.; BILSKY, W.; ARAUJO, B. F. V. B. de; DOMENICO, S. M. R. D. Confrontando estruturas de valores: Um estudo comparativo entre PVQ-40 e PVQ-21. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 728–739, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427413
SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: Theoretical advances and empirical tests in 20 countries. Advances in Experimental Social Psychology, San Diego, v. 25, p. 1–65, 1992. DOI: https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60281-6
SCHWARTZ, S. H.; MELECH, G.; LEHMANN, A.; BURGESS, S.; HARRIS, M. Extending the cross-cultural validity of the theory of basic human values with a different method of measurement. Journal of Cross-Cultural Psychology, Thousand Oaks, v. 32, n. 5, p. 519–542, 2001. doi:10.1177/0022022101032005001. DOI: https://doi.org/10.1177/0022022101032005001
SIMÓN, J.; et al. The Portrait Values Questionnaire: A bibliographic and bibliometric review of the instrument. Revista de Psicología (Aloma), Barcelona, v. 35, n. 1, p. 39–50, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Aloma/article/download/324083/414706. Acesso em: 2 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.51698/aloma.2017.35.1.39-50
SLIWAK, J.; ZARZYCKA, B. Validation of the Portrait Values Questionnaire in a group of secondary school and university students. Polish Psychological Bulletin, Warsaw, v. 44, n. 1, p. 54–61, 2013.
TAMAYO, A.; PORTO, J. B. Validação do questionário de perfis de valores no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 3, p. 369–376, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300010
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Ourives da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.