Análise fatorial confirmatória e análise de espaço menor na avaliação de valores motivacionais: um estudo com instrutores da educação profissional do serviço nacional de aprendizagem industrial (Senai) do Rio Grande do Sul

Confirmatory factor analysis and smallest space analysis in the evaluation of motivational values: a study with vocational education instructors from the national service for industrial training (Senai) in Rio Grande do Sul

Autores

  • Rodrigo Ourives da Silva SENAI Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1112

Palavras-chave:

Valores Humanos; Educação Profissional; Métodos Comparativos

Resumo

Este estudo compara a Análise Fatorial Confirmatória (CFA) e a Análise de Espaço Menor (SSA) na avaliação dos valores motivacionais de 364 instrutores do SENAI-RS, usando o PVQ-20. A CFA confirmou os dez fatores de Schwartz, apresentando bom ajuste e correlações coerentes. A SSA reproduziu o mapa circular esperado, com agrupamentos teóricos e leves sobreposições típicas do contexto docente. Ambos os métodos convergiram em evidências-chave - coesão Benevolência-Universalismo e oposição Autodireção-Conformidade -, mas revelaram nuanças distintas: a SSA mostrou proximidade entre valores normativos e pró-sociais, não captada pela CFA. A comparação indica complementaridade analítica, permitindo caracterizar o perfil valorativo dos educadores de forma mais abrangente. Os achados orientam programas de formação docente, alinhamento institucional e políticas educacionais ancoradas em valores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ourives da Silva, SENAI

    Licenciado em Ciências e em Sociologia, Especialista em Neurociência e Comportamento e Bases Psicológicas da Aprendizagem, Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação e Doutorando em Psicologia.

Referências

BORG, I.; GROENEN, P. J. F. Modern multidimensional scaling: Theory and applications. 2. ed. New York: Springer, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/0-387-28981-X. Acesso em: 23 jun. 2025.

BORG, I.; GROENEN, P. J. F. Escalonamento multidimensional moderno: teoria e aplicações. Heidelberg: Springer Science & Business Media, 2007.

CAPONE, V.; JOSHANLOO, M.; PARK, M. S. A. Burnout, depression, efficacy beliefs, and work-related variables among school teachers. International Journal of Educational Research, Oxford, v. 95, p. 97–108, 2019. doi:10.1016/j.ijer.2019.02.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.02.001

CIECIUCH, J.; SCHWARTZ, S. H. The number of distinct basic values and their structure assessed by PVQ-40. Journal of Personality Assessment, New York, v. 94, n. 3, p. 321–328, 2012. doi:10.1080/00223891.2012.655817. DOI: https://doi.org/10.1080/00223891.2012.655817

DAVIDOV, E.; SCHMIDT, P.; SCHWARTZ, S. H. Bringing values back in: The adequacy of the European Social Survey to measure values in 20 countries. Public Opinion Quarterly, New York, v. 72, n. 3, p. 420–445, 2008. Disponível em: https://www.ssoar.info/. Acesso em: 20 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1093/poq/nfn035

DE LEEUW, J.; MAIR, P. smacof: Multidimensional scaling (Version 2.1-5) [Computer software]. R Foundation for Statistical Computing, 2023. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=smacof. Acesso em: 18 jun. 2025.

GRANT, S. An exploratory study of values alignments in a teacher professional development digital badge system. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, 2017. Disponível em: https://cdr.lib.unc.edu/concern/dissertations/2z10wq61n. Acesso em: 16 jun. 2025.

HU, L. T.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, Philadelphia, v. 6, n. 1, p. 1–55, 1999. doi:10.1080/10705519909540118. DOI: https://doi.org/10.1080/10705519909540118

IBM CORPORATION. IBM SPSS Statistics for Windows (Version 29.0) [Computer software]. Armonk, NY: IBM, 2022. Disponível em: https://www.ibm.com/products/spss-statistics. Acesso em: 27 jun. 2025.

OESCHGER, T. P.; et al. Value-related educational goals of primary school teachers: A comparative study in two European countries. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 15, Art. 1458393, 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2024.1458393/full. Acesso em: 30 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1458393

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing (Version 4.3.2) [Computer software]. Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2023. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 11 jun. 2025.

ROSSEEL, Y. lavaan: Latent Variable Analysis (Version 0.6-17) [R package]. CRAN, 2023. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=lavaan. Acesso em: 12 jun. 2025.

SAMBIASE, M. F.; TEIXEIRA, M. L. M.; BILSKY, W.; ARAUJO, B. F. V. B. de; DOMENICO, S. M. R. D. Confrontando estruturas de valores: Um estudo comparativo entre PVQ-40 e PVQ-21. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 728–739, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427413

SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: Theoretical advances and empirical tests in 20 countries. Advances in Experimental Social Psychology, San Diego, v. 25, p. 1–65, 1992. DOI: https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60281-6

SCHWARTZ, S. H.; MELECH, G.; LEHMANN, A.; BURGESS, S.; HARRIS, M. Extending the cross-cultural validity of the theory of basic human values with a different method of measurement. Journal of Cross-Cultural Psychology, Thousand Oaks, v. 32, n. 5, p. 519–542, 2001. doi:10.1177/0022022101032005001. DOI: https://doi.org/10.1177/0022022101032005001

SIMÓN, J.; et al. The Portrait Values Questionnaire: A bibliographic and bibliometric review of the instrument. Revista de Psicología (Aloma), Barcelona, v. 35, n. 1, p. 39–50, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Aloma/article/download/324083/414706. Acesso em: 2 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.51698/aloma.2017.35.1.39-50

SLIWAK, J.; ZARZYCKA, B. Validation of the Portrait Values Questionnaire in a group of secondary school and university students. Polish Psychological Bulletin, Warsaw, v. 44, n. 1, p. 54–61, 2013.

TAMAYO, A.; PORTO, J. B. Validação do questionário de perfis de valores no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 3, p. 369–376, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300010

Arquivos adicionais

Publicado

08.07.2025

Como Citar

OURIVES DA SILVA, RODRIGO. Análise fatorial confirmatória e análise de espaço menor na avaliação de valores motivacionais: um estudo com instrutores da educação profissional do serviço nacional de aprendizagem industrial (Senai) do Rio Grande do Sul: Confirmatory factor analysis and smallest space analysis in the evaluation of motivational values: a study with vocational education instructors from the national service for industrial training (Senai) in Rio Grande do Sul. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1112. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1112. Acesso em: 5 set. 2025.