Neurociência e inteligência artificial: explorando conexões e avanços

Neuroscience and Artificial Intelligence: Exploring Connections and Advances

Autores

  • José Reinaldo Mendonça Moura Autor
  • José Nildo Dos Santos Autor
  • Flávio Cristiano Lucena dos Santos Autor
  • Rosa Maria da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1141

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Neurociência, Neurotecnologia, Redes Neurais.

Resumo

A interseção entre neurociência e inteligência artificial (IA) representa uma vanguarda na pesquisa científica, fornecendo insights essenciais para a compreensão e replicação dos processos cognitivos humanos. Este artigo explora como princípios neurocientíficos têm inspirado o desenvolvimento de tecnologias de IA, particularmente através de redes neurais artificiais e algoritmos de aprendizado profundo. Além disso, discute o impacto da neurociência computacional no avanço dessas tecnologias e suas implicações futuras em neurotecnologia e aplicações clínicas. Os resultados destacam a importância crítica dessa sinergia para inovações tecnológicas mais eficientes e adaptativas.

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Biografia do Autor

  • José Reinaldo Mendonça Moura

    PROFESSOR JOSÉ REINALDO MENDONÇA MOURA é pedagogo e DOUTOR em Ciência de Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociales (FICS) de Assunção/Paraguai, reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com mais de 27 anos de experiência na rede pública de ensino. Atuou como professor e coordenador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde desenvolveu projetos que integram escola e comunidade. Atualmente, é formador de educadores e consultor em políticas públicas educacionais, dedicando-se a pesquisar e difundir práticas pedagógicas emancipadoras. Este livro é fruto de sua vivência no chão da escola e de sua crença no poder transformador da educação.

  • José Nildo Dos Santos

    JOSÉ NILDO DOS SANTOS é Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS), em Assunção, Paraguai, com reconhecimento de seu título pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Sua formação acadêmica diversificada inclui também o bacharelado em Direito e em Psicologia. Atualmente atua como professor universitário e servidor público. Ele é um autor prolífico, com uma vasta produção que inclui livros, e-books, capítulos de livros e artigos, abordando uma variedade de temas relevantes na atualidade.

  • Flávio Cristiano Lucena dos Santos

    O PROFESSOR FLÁVIO CRISTIANO LUCENA DOS SANTOS é um educador com sólida formação acadêmica em Geografia, tendo obtido sua licenciatura plena pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Complementando sua expertise, ele também possui uma Pós-Graduação em Formação de Professores em Mídia da Educação, igualmente pela UFAL, o que reflete seu interesse em abordagens inovadoras no ensino. Atualmente, Flávio contribui para a esfera pública como servidor nos âmbitos municipal e estadual, aplicando seus conhecimentos e experiência em diferentes frentes de trabalho.

  • Rosa Maria da Silva

    ROSA MARIA DA SILVA é uma Pedagoga dedicada, graduada pela Universidade Anhanguera de São Paulo em 2017. Sua trajetória profissional e acadêmica é marcada por um profundo compromisso com a educação inclusiva e o desenvolvimento de alunos com necessidades especiais. Ela aprimorou seus conhecimentos por meio de diversas extensões universitárias e cursos, com destaque para a Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia Institucional, Distúrbios de Aprendizagem, e formações específicas em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e no cuidado de alunos com necessidades especiais. Com essa sólida base, Rosa Maria da Silva atua na área da Educação, focando em abordagens que promovem a inclusão e o suporte individualizado.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

11.07.2025

Como Citar

MOURA, José Reinaldo Mendonça; SANTOS, José Nildo Dos; SANTOS, Flávio Cristiano Lucena dos; SILVA, Rosa Maria da. Neurociência e inteligência artificial: explorando conexões e avanços: Neuroscience and Artificial Intelligence: Exploring Connections and Advances. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1141. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1141. Acesso em: 5 set. 2025.