O papel do psicopedagogo e a inclusão escolar

The role of the psychopedagogue and school inclusion

Autores

  • Janilson dos Santos Abreu Centro Educa Mais Raimundo Marcelino Campelo Autor
  • Renata Sousa de Jesus Autor
  • Lecyanne Machado Mendonça Autor
  •  Jaiara Rayanne Corrêa Costa Pinheiro Autor
  • Antônio José Coelho Pinheiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1211

Palavras-chave:

Inclusão. Psicopedagogo. Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem a pretensão de investigar o papel do psicopedagogo para favorecer a inclusão escolar das crianças com necessidades especiais. Para tal, foram utilizadas pesquisas em diferentes materiais produzidos por autores renomados na área da inclusão e da psicopedagogia a fim de favorecer o estudo em questão. Pensando numa educação onde todos tem o direito de estar, ser e fazer acontecer seu processo ensino-aprendizagem, é que se pensa na psicopedagogia promovendo o processo de inclusão dos alunos especiais, através de práticas educativas que viabilizem esse objetivo. Nota-se que mesmo hoje, com tantos avanços na área da educação especial, ainda assim, fazem-se necessárias mais mudanças para a inclusão escolar acontecer de fato, onde todos os seus atores assumam o compromisso de educação integral. Diante disso a escola vem buscando se reportar a um currículo adaptado para o atendimento dessa demanda. Diante disso, o papel do psicopedagogo é muito necessário, no intuito de favorecer a função da escola de incluir, oferecendo educação de qualidade para todos, orientando o aluno, a escola e a família no rompimento das barreiras conceituais à respeito da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

  • Renata Sousa de Jesus

    - Creche Mãe Dudu

  • Lecyanne Machado Mendonça

    - Centro Educa  Mais Raimundo Marcelino Campelo

  •  Jaiara Rayanne Corrêa Costa Pinheiro

     Unidade Integrada Raimundo Lázaro Pinheiro

  • Antônio José Coelho Pinheiro

    - Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

31.07.2025

Como Citar

ABREU, Janilson dos Santos; JESUS, Renata Sousa de; MENDONÇA, Lecyanne Machado; PINHEIRO, JaiaraRayanneCorrêaCosta; PINHEIRO, Antônio José Coelho. O papel do psicopedagogo e a inclusão escolar: The role of the psychopedagogue and school inclusion. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1211. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1211. Acesso em: 5 set. 2025.