O papel do psicopedagogo e a inclusão escolar
The role of the psychopedagogue and school inclusion
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1211Palavras-chave:
Inclusão. Psicopedagogo. AprendizagemResumo
O presente artigo tem a pretensão de investigar o papel do psicopedagogo para favorecer a inclusão escolar das crianças com necessidades especiais. Para tal, foram utilizadas pesquisas em diferentes materiais produzidos por autores renomados na área da inclusão e da psicopedagogia a fim de favorecer o estudo em questão. Pensando numa educação onde todos tem o direito de estar, ser e fazer acontecer seu processo ensino-aprendizagem, é que se pensa na psicopedagogia promovendo o processo de inclusão dos alunos especiais, através de práticas educativas que viabilizem esse objetivo. Nota-se que mesmo hoje, com tantos avanços na área da educação especial, ainda assim, fazem-se necessárias mais mudanças para a inclusão escolar acontecer de fato, onde todos os seus atores assumam o compromisso de educação integral. Diante disso a escola vem buscando se reportar a um currículo adaptado para o atendimento dessa demanda. Diante disso, o papel do psicopedagogo é muito necessário, no intuito de favorecer a função da escola de incluir, oferecendo educação de qualidade para todos, orientando o aluno, a escola e a família no rompimento das barreiras conceituais à respeito da inclusão escolar.
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