A Evasão Escolar no Ensino Médio
School Dropout in High School
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1286Palavras-chave:
Acessibilidade Educacional. Inclusão. Direitos Humanos. Estudantes com Deficiência. Ensino Superior.Resumo
Este trabalho analisa as experiências e possibilidades de promoção da acessibilidade educacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com base nas ações desenvolvidas por unidades como o Colégio de Aplicação, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a Biblioteca Universitária (BU) e a Comissão Permanente de Acessibilidade Educacional (CAE). O problema de pesquisa parte da indagação sobre os avanços, desafios e perspectivas institucionais no campo da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. O objetivo geral consiste em analisar as estratégias de acessibilidade adotadas pela UFSC, enquanto os objetivos específicos envolvem identificar ações implementadas, compreender os fundamentos legais e teóricos e refletir sobre os desafios enfrentados. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de legislações, publicações científicas e documentos institucionais. O referencial teórico se apoia em autores como Freire (1996), que destaca o compromisso ético da docência com a transformação da realidade; Candau (2008), que defende a educação em direitos humanos; Mantoan (2003), que questiona as lógicas excludentes da escola tradicional; Sassaki (2003), que propõe uma visão ampla de acessibilidade. Como resultados, observa-se que a UFSC apresenta avanços relevantes em termos de políticas institucionais e ações pedagógicas, mas ainda enfrenta desafios como a resistência atitudinal, a escassez de recursos humanos e a necessidade de adaptações curriculares contínuas. A universidade mostra-se, assim, em processo de consolidação de uma cultura institucional inclusiva, com possibilidades concretas de ampliação e fortalecimento de suas práticas acessíveis.
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