A Evasão Escolar no Ensino Médio

Autores

  • Francisco Batista da Silva Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1286

Palavras-chave:

Acessibilidade Educacional. Inclusão. Direitos Humanos. Estudantes com Deficiência. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho trás um estudo sobre o abando escolar no Ensino Médio. Sabemos que este é um problema que atinge escolas de Norte a Sul do país e se torna ainda mais evidente no Ensino Médio, seja ele regular ou no formato de Educação de Jovens e Adultos. Muitos são os fatores que causam o abandono, alguns de ordem pessoal, outros relacionados com a falta de motivação e ainda os fatores relacionados as dificuldades de aprendizagem de certos alunos e em determinados componentes curriculares. Este artigo não tem como objetivo centro encerrar as discussões sobre o tema, haja vista que é um assunto que ainda oferece grandes possibilidades de pesquisa, discussão e análises. No entanto busca trazer um panorama sobre o abandono escolar e evasão escolar, trazendo um norte para outros trabalhos. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em diversos materiais publicados, como artigos, trabalhos científicos e outros materiais que serviram de base para este.

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Biografia do Autor

  • Francisco Batista da Silva

    Doutorando em Educação pela Universidade Del Sol - Assunção - PY

  • Ivanise Nazaré Mendes

    Doutora em Educação, professora e orientadora da Universidade Del Sol – Assunção - PY

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Arquivos adicionais

Publicado

21.08.2023

Como Citar

SILVA, Francisco Batista da; MENDES, Ivanise Nazaré. A Evasão Escolar no Ensino Médio. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1286. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1286. Acesso em: 25 out. 2025.