A Evasão Escolar no Ensino Médio

School Dropout in High School

Autores

  • Francisco Batista da Silva Autor
  • Andrea Brandão Lapa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1286

Palavras-chave:

Acessibilidade Educacional. Inclusão. Direitos Humanos. Estudantes com Deficiência. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho analisa as experiências e possibilidades de promoção da acessibilidade educacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com base nas ações desenvolvidas por unidades como o Colégio de Aplicação, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a Biblioteca Universitária (BU) e a Comissão Permanente de Acessibilidade Educacional (CAE). O problema de pesquisa parte da indagação sobre os avanços, desafios e perspectivas institucionais no campo da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. O objetivo geral consiste em analisar as estratégias de acessibilidade adotadas pela UFSC, enquanto os objetivos específicos envolvem identificar ações implementadas, compreender os fundamentos legais e teóricos e refletir sobre os desafios enfrentados. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de legislações, publicações científicas e documentos institucionais. O referencial teórico se apoia em autores como Freire (1996), que destaca o compromisso ético da docência com a transformação da realidade; Candau (2008), que defende a educação em direitos humanos; Mantoan (2003), que questiona as lógicas excludentes da escola tradicional; Sassaki (2003), que propõe uma visão ampla de acessibilidade. Como resultados, observa-se que a UFSC apresenta avanços relevantes em termos de políticas institucionais e ações pedagógicas, mas ainda enfrenta desafios como a resistência atitudinal, a escassez de recursos humanos e a necessidade de adaptações curriculares contínuas. A universidade mostra-se, assim, em processo de consolidação de uma cultura institucional inclusiva, com possibilidades concretas de ampliação e fortalecimento de suas práticas acessíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Batista da Silva

    Doutorando em Educação pela Universidade Del Sol - Assunção - PY

  • Andrea Brandão Lapa

    2 Doutora em Educação, professora e orientadora da Universidade Del Sol – Assunção - PY

Referências

ARANHA, Ana. A escola que os jovens merecem. Revista Época, 17 ago. 2009. Disponível em: <http://www.geledes.org.br/a-escolaque-os-jovens-merecem/>. Acesso em: 28 maio 2023.

ARROYO, M. G. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, Ester. Educação e cidadania: quem educa o cidadão. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 25 maio 2023.

. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Censo Escolar de 2008. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus>. Acesso em: 28 maio 2023.

CUNHA, L. A. Ensino médio e ensino profissional: da fusão à exclusão. In: Reunião Anual da Anped, 20., Caxambu, 1997. (Mimeo).

DIGIÁCOMO, Murillo José. Evasão escolar: não basta comunicar e as mãos lavar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2023.

DOURADO, Luiz Fernandes. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar – Documento Regional BRASIL: Fracasso escolar no Brasil: políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar, 2005.

ENGUITA, M. F.; MARTÍNEZ, L. M.; GÓMEZ, J. R. School failure and dropouts in Spain. Social Studies Collection, Fundación La Caixa, n. 29, 2010.

FERREIRA, F. A. Fracasso e evasão escolar. 2013. Disponível em:<http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/fracasso-evasaoescolar.htm>. Acesso em: 20 maio 2023.

GATTI, Bernardete A.; VIANNA, Heraldo Marelim; DAVIS, Cláudia. Problemas e impasses da avaliação de projetos e sistemas educacionais: dois estudos de caso. In: Avaliação Educacional, São Paulo, p. 7-26, jul.-dez. 1991.

IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Formação em Ação, 2012. Disponível em: <http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/File/CIENCIAS_IndicedeDesenvolvimentodaEducaçãoBásica.pdf>. Acesso em: 22 maio 2023

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Informe estatístico do MEC revela melhoria do rendimento escolar, 1998. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/c/journal/view_article_content?groupId=10157&articleId=19141&version=1.0>. Acesso em: 22 maio 2023.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa: Ação Educativa, 2009, v. 41, n. 144, set.-dez. 2011. (Coleção Em Questão, n. 6). DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006

MACHADO, Márcia Rodrigues. A evasão nos cursos de agropecuária e informática/nível técnico da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (MG, 2002 a 2006). 2009. 131 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da UNB, Brasília, DF, 2009.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

NERI, Marcelo Cortês. Tempo de permanência na escola e as motivações dos sem-escola. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009.

PELISSARI, L. O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar (2002). Disponível em: Acesso em: 25 maio 2023.

RIBEIRO, Sergio Costa. A pedagogia da repetência. Estudos avançados, USP, São Paulo, v. 5, n. 12, maio-ago. 1991. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141991000200002

RIFFEL, S. M.; MALACARNE, V. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina, PR, 2010.

RUMBERGER, R. Dropping out of middle school: a multilevel analysis of students and schools. American Educational Research Journal, v. 32, n. 4, p. 583-625, 1995. DOI: https://doi.org/10.3102/00028312032003583

SPOSITO, Marilia Pontes; GALVÃO, Izabel. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 345-380, jul.-dez., 2004.

STEIMBACH Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões de permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado, 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

TOGNI, Ana Cecília; SOARES; Marie Jane. A escola noturna de ensino médio no Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44, p. 61-76, 2007. DOI: https://doi.org/10.35362/rie440741

UOL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/14/brasil-tem-3-maior-taxa-de-evasao-escolar-entre-100- paises-diz-pnud.htm>. 2013. Acesso em: 14 maio 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

21.08.2023

Como Citar

SILVA, Francisco Batista da; LAPA, Andrea Brandão. A Evasão Escolar no Ensino Médio: School Dropout in High School. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1286. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1286. Acesso em: 5 set. 2025.