Sinais de alerta para o estudante e Due Diligence na escolha de sua instituição de ensino superior
Warning signs for students and Due Diligence in choosing their higher education institution
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1388Palavras-chave:
educação superior; due diligence; descredenciamento.Resumo
A escolha de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é uma das decisões mais significativas na trajetória de um indivíduo, impactando diretamente seu futuro profissional e pessoal. No entanto, o cenário educacional brasileiro, embora robusto, apresenta casos de descredenciamento de IES por irregularidades ou inviabilidade financeira, deixando estudantes sem diplomas e com acervos acadêmicos inacessíveis. Este artigo visa capacitar futuros e atuais estudantes a realizar uma "due diligence" eficaz, identificando sinais de alerta e utilizando ferramentas disponíveis para selecionar uma instituição sólida e confiável. Serão abordados indicadores institucionais, acadêmicos, financeiros e regulatórios, bem como o uso estratégico de plataformas digitais e informações públicas para uma decisão informada, mitigando os riscos associados ao descredenciamento e à perda de acesso a documentos essenciais. A pesquisa explora a relevância do arcabouço legal, como o Decreto nº 9.235/2017 e a Portaria nº 315/2018, na proteção do estudante, mas enfatiza a primazia da prevenção. Através de um estudo de caso hipotético e recomendações práticas, o trabalho demonstra como uma postura proativa pode salvaguardar o investimento educacional e garantir a segurança jurídica do percurso acadêmico.
Downloads
Referências
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 18 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 12 set. 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre o acervo acadêmico das instituições de ensino superior. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 24, 5 abr. 2018.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 595. As instituições de ensino superior respondem objetivamente pelos danos suportados pelo aluno/consumidor pela realização de curso não reconhecido pelo Ministério da Educação, sobre o qual não lhe tenha sido dada prévia e adequada informação. Diário de Justiça Eletrônico, Brasília, DF, 6 nov. 2017.
METROPOLES. Professores recém-nomeados no DF tiveram diplomas anulados pelo MEC. Publicado em 12/12/2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/distrito-federal/educacao-df/professores-recem-nomeados-no-df-tiveram-diplomas-anulados-pelo-mec. Acesso em: 15 dez. 2023.
O ANTAGONISTA. O Ministério da Educação. As Faculdades. As 28 Descredenciadas. 12 dez. 2023. Disponível em: https://oantagonico.net.br/o-ministerio-da-educacao-as-faculdades-as-28-descredenciadas/. Acesso em: 15 dez. 2025.
Portal e-MEC (mec.gov.br). Disponível em: https://mec.gov.br. Acesso em: 15 set. 2023. (A data de acesso foi adicionada, seguindo a instrução do template para publicações online.)
Portal Reclame Aqui (reclameaqui.com.br). Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br. Acesso em: 03 set. 2023. (A data de acesso foi adicionada, seguindo a instrução do template para publicações online.).
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Melo da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.