A Prática da Educação Inclusiva em Escolas Públicas
The Practice of Inclusive Education in Public Schools
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2021.1422Palavras-chave:
Educação inclusiva; Escola pública; Deficiência; Metodologias de ensino; Equidade.Resumo
A educação inclusiva representa um dos maiores desafios da contemporaneidade educacional, sobretudo nas escolas públicas que enfrentam a escassez de recursos materiais e humanos. O ideal de uma sala de aula inclusiva pressupõe o respeito às diferenças, a promoção da equidade e a garantia de condições reais de aprendizado para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. Este artigo discute os principais desafios relacionados à implementação da educação inclusiva em ambientes de ensino público, analisando políticas educacionais, metodologias pedagógicas e experiências exitosas. Além disso, destaca práticas adaptativas de ensino e estratégias de formação docente, buscando compreender como a inclusão pode se tornar uma realidade viável, mesmo em contextos marcados por limitações estruturais.
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