A Prática da Educação Inclusiva em Escolas Públicas

The Practice of Inclusive Education in Public Schools

Autores

  • Layane Lima Dill Pereira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2021.1422

Palavras-chave:

Educação inclusiva; Escola pública; Deficiência; Metodologias de ensino; Equidade.

Resumo

A educação inclusiva representa um dos maiores desafios da contemporaneidade educacional, sobretudo nas escolas públicas que enfrentam a escassez de recursos materiais e humanos. O ideal de uma sala de aula inclusiva pressupõe o respeito às diferenças, a promoção da equidade e a garantia de condições reais de aprendizado para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. Este artigo discute os principais desafios relacionados à implementação da educação inclusiva em ambientes de ensino público, analisando políticas educacionais, metodologias pedagógicas e experiências exitosas. Além disso, destaca práticas adaptativas de ensino e estratégias de formação docente, buscando compreender como a inclusão pode se tornar uma realidade viável, mesmo em contextos marcados por limitações estruturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Layane Lima Dill Pereira

    • Formada em Letras, pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense
    • Pós-graduada em Literatura Infantil, pela Faculdade São Braz
    • Pós-graduada em Educação Especial - Atendimento às Necessidades Especiais, pelas
    Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.
    • Pós-graduada em Educação Infantil, Pela Faculdade de Pinhais

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade. Salamanca: UNESCO, 1994.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova Iorque: Organização das Nações Unidas, 2006.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

PRIETO, R. G. Educação inclusiva: reflexões sobre a prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2006.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2016.

SANTOS, M. A.; PAULINO, M. M. Educação inclusiva em escolas públicas brasileiras: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 25, n. 1, p. 45-62, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

08.02.2021

Como Citar

PEREIRA, Layane Lima Dill. A Prática da Educação Inclusiva em Escolas Públicas: The Practice of Inclusive Education in Public Schools. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2021.1422. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1422. Acesso em: 18 nov. 2025.